sábado, 1 de fevereiro de 2014

topicos ensinamentos ccb 1965

= TÓPICOS - ASSEMBLÉIA DE 14 A 16 DE ABRIL DE 1965

= PREGAÇÃO:

= 1ª Palavra: Salmos, 74 - 3 a 7 e 21 a 22.

.....Esta é a herança de Deus na terra. O templo não é mais o de Jerusalém. O templo somos nós. Dentro deste templo somente Deus deve ser exaltado e glorificado. O povo de Deus se reúne nas casa de oração em muitos lugares e todos vem buscar o alimento para a alma, os sinais e as promessas. O crente vive pela fé e em suas necessidades vai consultar a Deus. Os servos devem viver prudentemente, com temor e tremor revestidos de caridade, ........

Na Congregação também o adversário entra. Mas se fica só dentro do salão e não encontra oportunidade de entrar nos corações, ainda não é nada. Porém se entra em algum coração, faz grande estrago. Principalmente se é no coração do que está na frente do povo. Quando um demônio se apossa de uma pessoa, faz um estrago somente no corpo daquela pessoa. Mas quando penetra nos que estão no Ministério, com sentimento de ciúmes, inveja, avareza, pode fazer estragos em uma Congregação inteira. Às vezes o que está perante o povo é tomado por esse espírito e nem percebe. E é levado a destruir a Obra de Deus. Pela ganância, a pessoa pode ser levada a introduzir falsas doutrinas no meio do povo. Pelo espírito de soberba, pode se transformar em um ditador. Quem se deixa levar pelo espírito de ciúmes, pode dividir e derrotar a Obra de Deus. É por meio desses espíritos que o inimigo faz desolações no meio da herança de Deus..... - ....Quando os servos de Deus estão cheios de virtude, e de graça ministram os dons ao povo, o Senhor colabora com sinais, respostas e maravilhas. Mas quando em uma Congregação um Ancião ou Cooperador permitem que em seu coração se instale a inveja ou a presunção de que um é maior do que o outro, surge o assolamento na Obra e os sinais, maravilhas e respostas desaparecem naquela Igreja. E quando desaparecem isto, logo surgem os sinais de nosso adversário. Esses sinais são conhecidos: dissenção, divisão, inveja, ódio, malícia, murmuração. Que ninguém se engane a si próprio....

....A irmandade se esforça por vir a casa de oração. E se em vez de alimento encontra contenda, dissenção, pancada, ódio e inveja, a irmandade volta vazia para casa. Saibam todos então que os pequeninos de Deus chegam em casa e elevam a queixa perante o Altíssimo, dizendo: “Senhor, hoje eu não me alimentei. Voltei vazio para casa!”. E, quando o povo começa a clamar, chega o dia em que Deus se levanta e acerta contas contigo. Coloca-te em uma cama, ou te envia para o cemitério , ou faz com que caias no pecado..... -.... Não consintas mais em seres instrumento nas mãos do adversário para este destruir e assolar o santuário de Deus!....- ....Não esperando pacientemente que o Senhor da seara levante um obreiro, a pessoa coloca quem ela pensou que iria servir. Depois começam os combatimentos, os ciúmes, a inveja. Assim, não devemos pretender insistir com o Senhor, ou querer fazer prevalecer o que pensamentos. Esperemos que Ele execute Sua santa vontade e jamais erraremos.

.... - Um servo fiel a Deus é como uma locomotiva, que leva 20 ou 30 carros. A força motriz que move a locomotiva é o vapor obtido da água e do fogo, na caldeira. A força que move o servo é o amor. Quando falta isto é como quando a caldeira deixa de funcionar na locomotiva. O servo ao qual lhe falta o amor começa a espancar o povo e a machucar as ovelhas do rebanho. Deus hoje chama tal pessoa à responsabilidade, para que não torne a tocar no rebanho. .... -.... Mas se alguém insiste em dividir a Obra de Deus, Deus o destruirá. Somos testemunhas de muitos casos em que o Senhor tem tirado da face da terra certos maus obreiros, que não quizeram se arrepender e se emendar. Deus edifica e Deus derriba. Cura mas também mata. Enfermidade e morte são como emissários de Deus e tem que servi-Lo também. 

= 2ª Palavra: Efésios, cap. 04.

...Paulo sofreu muitas prisões e açoites, mas nunca desanimou.... - ....Se ele recomendava a humildade, ele próprio a tinha. Se falava em misericórdia, ele mesmo estava cheio de misericórdia.... - ....O povo, quando vê que um servo já não anda mais como é digno da vocação em que foi chamado, não recebe mais tal servo. Quantas e quantas cartas que recebemos, da irmandade se queixando do Ancião ou do Cooperador de sua Congregação! ... - .... O povo nota também quando o servo vem a esta Reunião e o Senhor opera nele, tirando-lhe as cousas que não estavam de acordo. Impaciência, orgulho, arrogância e outras falhas. A pessoa, ao ser colocada no Ministério, estava revestida de humildade, bondade, mansidão, caridade, amor fraternal, piedade, misericórdia. E agora, algum tempo após estar no cargo, modificou-se? Perdeu aquela paciência que antes tinha, deixou a mansidão, já não usa mais de misericórdia? A irmandade sabia que tu tinhas os requisitos e por isso te recebeu. E agora? Pensas que, mudando de atitude continuarás a gozar do mesmo crédito perante o povo de Deus? Enganas-te! O povo, quando vê que um servo já não anda mais como é digno da vocação em que foi chamado, não recebe mais tal servo. Quantas e quantas cartas que recebemos da irmandade se queixando do Ancião ou do Cooperador de sua congregação!.

... Se estava fora do rumo certo, como um trem que saiu da rota, coloca-te novamente sobre os trilhos e chegarás ao rumo certo. E se alguém, embora ouvindo esta advertência, não pretende voltar ao que era antes, o Senhor que o colocou no cargo o tirará. E talvez até o tire do mundo. Lembremo-nos, queridos, que não estamos tratndo com um homem, mas com o Deus Todo-Poderoso. Não estamos ocupando um cargo maerial, como o de chefe em qualquer oficina ou companhia. Estamos lidando com as cousas santas de Deus! 

Há irmãos Anciães e Cooperadores que agem com rigorosidade excessiva e lançam pessoas fora da Igreja. Nessas localidades a Obra vai sempre de mal pra pior. E há Anciães e Cooperadores que nunca lançaram fora ninguém. E a Obra nas localidades que atendem vai as mil maravilhas, abençoadas por Deus.
= TÓPICOS DE ENSINAMENTOS – 1965

- CIRCULARES E CONVITES - ABERTURAS E BANQUETES

Tem chegado até nós circulares sobre muitos assuntos, de diversos lugares. Isto não é cousa boa. ....

As aglomerações não trazem proveito para a irmandade. Não convém também convidarmos políticos ou autoridades para o dia da abertura. Geralmente estes desejam se manifestar e temos que negar. Compete aos irmãos do Ministério advertirem a irmandade para não estarem a convidar este ou aquele.

Circulares para Reuniões de Mocidade também não devem ser mandadas. ...

Nunca uma circular deve ser mandada sem a assinatura dos servos de Deus. E só se faz circular quando é para alertar a irmandade, e com a autorização dos irmãos Anciães que atendem a região.....

É preferível uma Congregação menor, mas terminada. Somos ensinados pela prática a planejar uma casa de oração que comporte três vezes mais o número da irmandade do momento. Isso é o bastante. 

- PÁSCOA E SANTA CEIA

Muitos confundem uma cousa com outra. Pensam que Santa Ceia e Páscoa são a mesma cousa. Mas não é assim. Jesus celebrou primeiro a Páscoa que quer dizer Passagem e assim cumpriu e encerou o Velho Testamento. Depois celebrou a Santa Ceia, instituindo o Novo Testamento em Seu sangue, deixando-nos esse mandamento. (Mateus 25: 17/30; Lucas 22: 7/23; I Cor. 11: 23/29.)

- HINOS PARTICULARES: CANTAR HINOS QUE PERTENCEM A SEITAS

Veio ao nosso conhecimento que, em inúmeras localidades a nossa mocidade e a irmandade em geral estão tomando este hábito de cantar hinos de seitas. Cantam em suas casas e pelas casas de famílias. Este hábito é uma novidade que está entrando e se não fazemos atenção acabaremos nos misturando com as seitas. Nunca jamais façamos isso. Deus tem preparado para Seu povo o novo hinário: “HINOS DE LOVUORES E SÚPLICAS A DEUS” Nº 04, contendo além da maioria dos hinos antigos, mais cento e quarenta hinos completamente novos. Assim pois, não é necessário estar cantando hinos de seitas. Recomendamos também a irmandade para deixar de cantar hinos feitos por irmãos nossos. Há irmãos que fizeram hinos até para casamento! Nós não temos este costume. Assim, devemos nos contentar com os hinos que o Senhor preparou de serem incluídos no novo Hinário e sejamos gratos a Deus também por esta benção e permaneçamos na obediência.

- SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO - PERGUNTAS DE SECTÁRIOS SOBRE COMO A OBRA DE DEUS CRESCE E PROGRIDE TANTO EM NOSSO MEIO

Pessoas pertencentes ao Seminário Teológico Evangélico, que fazem estudos sobre a origem e o desenvolvimento das diversas Igrejas Evangélicas, tem vindo, muito frequentemente, assistir aos nossos cultos. Desejam saber que segredo usamos para a Obra progredir tanto. Temos respondido sempre que não é absolutamente segredo algum, nem virtude e qualidade nossa. É porque esta Obra é de Deus. Pertence a Ele e não a nós.

Temos sido convidados também a fazer parte de debates sobre a Bíblia. Temos recusado, pois o que temos não é sabedoria nossa mas é dom concedido por Deus. Não podemos exibir uma cousa que não é nossa.

- FALSOS DOUTRINADORES

Os servos de Deus que estão perante o povo devem ter grande prudência ao presidirem os cultos, não podemos dar, de maneira alguma, liberdade a pessoas estranhas à nossa fé ou pessoas que não conhecemos ou não se apresentam com carta, para ler ou exortar a Palavra. E mesmo na testemunhança, se começa a falar sobre seitas, religiões ou cultos estranhos, devemos faze-lo calar-se e ir sentar. Temos que ter cuidado com os falsos doutrinadores que rondam a Obra de Deus e desejam se infiltrar em nosso meio. Os dias são maus.

- ESPERTALHÕES - PADRES, ETC.

Há espertalhões que procuram saber os nomes dos irmãos Anciães e Cooperadores, para se prevalecerem disso, apresentando-se em casas de nossos irmãos como se tivessem sido recomendados pelos Anciães e Cooperadores cujo nome decoraram. Devemos então estar prevenidos: quando vier alguém pedindo dinheiro e disser que foi recomendado pelo Ancião tal ou pelo Cooperador tal, tenhamos cuidado e não nos deixemos enganar. Tem havido também casos de sacerdotes romanos que surgem em nosso meio vestidos à paisana. Fazem uma encenação pretendendo demonstrar que se converteram, chegam até a se batizar. Depois andam por diversas outras localidades em meio da irmandade para enganar os simples e obter lucros. Por fim o Senhor os tem desmascarado, livrando Seu povo de tais exploradores. Um servo de Deus, que já dorme no Senhor, disse certa ocasião a respeito dessas pessoas: “Só acreditarei que essas pessoas estão convertidas quando eu ver os frutos.”.

- SUBVENÇÃO DO PODER PÚBLICO

Deputados à Assembléia Legislativa todos os anos obtém do poder público as chamadas verbas pessoais. Estão autorizados a oferece-las a Igrejas, escolas, hospitais, etc. Assim fazendo eles conquistam novo eleitorado. Muitas vezes diversos políticos tem votado essas verbas à Congregação, tanto aqui em S. Paulo e arredores como no Interior e outros Estados. Mas temos sempre recusado. Fazemos um ofício agradecendo e explicando que não podemos receber. Recusando tais donativos, permaneceremos sempre livres, sem nos comprometermos com quem quer que seja. O povo de Deus é livre para votar em quem desejar, sem nossa interferência. Não tratamos de política na Congregação. 

- ORAR POR TODOS OS HOMENS E POR TODAS AS AUTORIDADES

Recebemos, há pouco tempo, um ofício de uma entidade religiosa, convidando-nos a enviar um nosso representante a uma determinada convocação, onde iriam orar por todas as Autoridades. Nós não aceitamos tal convite. Respondemos que já temos ensinamento para orar sempre por todas as autoridades e por todos os que se acham em eminência

Nesta parte é conveniente que os irmãos Anciães e Cooperadores exortem constantemente o povo, na hora em que vamos orar, nos cultos, a fim de apresentarem as autoridades em oração a Deus. Ensinamos o povo a orar pelos Reis, Presidentes, Governadores, Magistrados, Senadores, Deputados, vereadores, enfim por todas as Autoridades, civis e Militares.

- REUNIÃO DE CASADOS

Vinha-se notando que essas Reuniões não davam bom resultado. Consultamos então, em 1964, por carta o nosso irmão Ancião Luiz Francescon, este nos respondeu que essas reuniões não podiam continuar, pois estava fora da Palavra de Deus. Houve então uma Reunião de todo os Anciães do Brasil aqui em S. Paulo, na qual foi apresentada essa carta do servo de Deus. Todos unanimemente aceitaram o conselho, vindo da parte de Deus. Ficou deliberado então, a partir dessa data, não haver mais Reuniões de Casados.

- ATENDER REUNIÕES DA MOCIDADE

As Reuniões para a Mocidade devem ser atendidas pelos irmãos Anciães e não por Cooperadores. Quando houver oportunidade de se realizarem essas reuniões deve o Cooperador depender do Ancião. Não deve atender por si próprio.

- OBJETOS E MATERIAIS USADOS PELA IDOLATRIA

Sabemos que tudo o que foi apresentado aos ídolos foi ofertado aos demônios. Portanto, não empregamos nas construções. - .... irmãs usar vestidos de noivas alugados, pois tais vestidos são usados por noivas não crentes perante os ídolos não servem para fazer véus para nossas irmãs orarem ou congregarem.

- COOPERADOR NÃO RECEBER E NEM GUARDAR COELTAS

Há irmãos Cooperadores que costumam guardar o dinheiro das coletas de sua Congregação. Isso pode dar a impressão que a pessoa não tem confiança nos irmãos que foram colocados para receber e guardar a coleta. Não se justifica também que o Cooperador queira exercer controle sobre esta parte, ou fiscalizar. A Obra é de Deus e não nossa.

- ALTERAÇÃO DOS ESTATUTOS

Sendo os nossos Estatutos passíveis de reforma, conforme está previsto no Art. 17º, com o fim único de melhor adapta-los ao desenvolvimento da Obra de Deus, sãos os artigos alterados nesta Assembléia. Assim, em Edital de Convocação publicado no Diário Oficial de S. Paulo, realizou-se perante os irmãos representantes de todas as localidades do Brasil, Anciães, Diáconos e Cooperadores, uma Assembléia Geral Extraordinária, sendo colocados em votação e aprovação, as alterações que se fizeram necessárias. Todas as modificações apresentadas foram unanimemente aprovadas, passando a vigorar os Estatutos e essas disposições a partir da data de registro dessas alterações. 

- TANQUES PARA BATISMO

Em algumas localidades tem se colocado azulejos nos degraus e no fundo desses tanques, tornando-se muito escorregadios. Portanto, é necessário colocar nesses degraus e nos do fundo, material rústico. Também é aconselhável esvaziar os tanques após terminado o Batismo para não ficar a água parada e produzir mau cheiro. Em lugares onde o tanque é debaixo do púlpito ou no quintal devemos também cobri-los logo depois do Batismo. Em muitos lugares tem caído pessoas dentro e se machucado e em um lugar caiu a filhinha do Cooperador e morreu afogada. Também, quando os tanques ficam debaixo do púlpito, as tampas devem ser feitas bem resistentes, para suportar o peso de qualquer pessoa ou mais do que uma pessoa. 

- SERENATAS

Há irmãos músicos que se reúnem e vão fazer serenata defronte da casa de outros irmãos, com hinos ou outras músicas. Isto não está de acordo, e não resulta em boa cousa. Não passa de uma satisfação carnal. Devemos tocar os hinos para louvar a Deus e não para isso.

- FRASE QUE DEVE SER USADA AO TÉRMINO DA ORAÇÃO NAS CONGREGAÇÕES

O Senhor nos fez sentir de usar uniformemente, em todas as Congregações no Brasil, uma frase que de há muitos anos vinha sendo adotada e empregada pela cara irmandade do Estado do Paraná. É a seguinte: Na hora da oração, quando a irmandade está ajoelhada perante Deus, e o Senhor já deu uma ou mais orações e o servo que preside ao culto ou reunião se sente de levantar, deve pronunciar em voz bem alta a seguinte frase: “DEUS SEJA LOUVADO!”. Assim a irmandade já fica sabendo que o servo está se levantando da oração e todos se levantam juntos.
Fazendo isso evitaremos que suceda o que algumas vezes sucede: A irmandade, estando de olhos fechados, não percebe se o servo se levantou ou ainda está de joelhos, e alguém começa a orar. Então o servo é obrigado ajoelhar-se de novo, ou então bater palmas, avisando quem está orando para interromper a oração. Assim, usando-se aquela frase, não acontecerá mais isso, e fica uma cousa boa e aceitável aos olhos de Deus, pois Deus ama a boa ordem.

- EXORTAÇÃO E COMENTÁRIOS DEPOIS DA PALAVRA 

Há em certos lugares, o costume de se exortar as palavras do último hino cantado no culto, após o Senhor já haver mandado a Palavra. Isso não é útil, pois tira a comunhão da irmandade no assunto da Palavra. Outros costumam ler a lista de Batismos após a Palavra. Também não está de acordo, pelo mesmo motivo. Convém que a irmandade volte para casa relembrando a Palavra que Deus enviou.

Há também irmãos Cooperadores que têm dificuldades em ler lista de Batismos. Se quizerem, podem pedir a algum irmão que leia para eles. Mas leiam antes de Deus enviar a Palavra.

- BATISMO - PASSAR PELAS ÁGUAS

Muitos irmãos e irmãs, ao testemunharem tem o costume de dizer: Eu passei pelas águas do Batismo. Esta frase não se deve dizer, pois ocasiona confusão. Quando somos batizados não passamos pelas águas. Entramos nas águas e somos imergidos pelo servo de Deus que faz o Batismo, imersão que é o símbolo do sepultamento do velho homem, ressuscitando nova creatura em Cristo. Assim, o que devemos dizer é: Fui batizado nas águas.

- ASSEMBLÉIA DE DESCENTRALIZAÇÃO - É NECESSÁRIO LEVAR UM ADMINISTRADOR JUNTO

Os irmãos Anciães de quem Deus se usa na realização de Assembléias de Descentralização do Patrimônio da Congregação, devem ir acompanhados quando possível, de um irmão Administrador que tenha prática nesses serviços. Assim serão prestados amplos esclarecimentos aos novos Administradores em cada lugar, para as providências que devem tomar após a Assembléia.

- ÓRGÃOS E BAIXO TUBA

Antes de compramos órgão, devemos verificar se temos possibilidades para adquiri-lo. .....

Quanto aos BAIXO TUBAS, ficou deliberado que sejam tirados das orquestras. Além de ser um instrumento que não orna em nossos conjuntos, tira também a visão dos irmãos que se assentam nos bancos de traz. Ora, não é uma resolução para ser executada imediatamente. Os irmãos que possuem esse instrumento devem clamar a Deus, para que Ele lhes prepare de trocar por um outro instrumento menor. Pode ser por um bombardino, bombardão, etc., ou outro qualquer que seja necessário na orquestra. Consulte-se sempre o irmão Encarregado da Orquestra. Enquanto Deus não preparar a venda ou a troca, o irmão pode ir tocando, porém procurando atender a essa parte logo que possível.

- SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL

Deus fez sentir de constituirmos um FUNDO DE CAIXA PARA ENCOMENDA DE BÍBLIAS. Para isso será feita uma coleta geral em todo o Brasil, encerando-se a 15 de setembro de 1965. Tendo esse fundo de Bíblias, poderemos encomendar e pagar as Sagradas Escrituras na versão Antiga de João Ferreira de Almeida. Quando vendermos essas Bíblias, por meio de nossas distribuidoras, o dinheiro volta para o referido FUNDO DE CAIXA. Então mandamos fazer mais Bíblias, em vários tipos, encadernações e formatos. Nunca mais nos faltarão Sagradas Escrituras. A Sociedade Bíblica do Brasil se prontificou gentilmente a nos imprimir todas as Bíblias que desejarmos, compondo para nós uma chapa da Versão Antiga de Almeida.

Esclarecemos também que, as contribuições para a Sociedade Bíblica que tos os anos Deus prepara de serem feitas, por ocasião da Assembléia Geral Anual, devem continuar normalmente. Foi Deus Quem determinou este auxílio e devemos permanecer na obediência de Sua Vontade. Confirmando estes assuntos expediremos uma Circular que vai ser lida em todas as Congregações do Brasil.

- TOCAR NA CONGREGAÇÃO SEM PALETÓ - PRESIDIR CULTO SEM PALETÓ

Não podemos fazer isso, pois desmoraliza o santo serviço de culto a Deus. Se, perante uma autoridade material, vamos bem trajados e nunca de mangas de camisa, quanto mais perante o Senhor dos Senhores?

Porém temos que nos lembrar de que, se em outras partes os irmãos não tem paletó, isto não é um mandamento e nem uma imposição. Apresentem-se a Deus da maneira que puderem, e Deus aceitará.


- COOPERADOR QUE DEIXOU O MINISTÉRIO PODE LER A PALAVRA

O caso de cada um deve ser considerado. O Ancião que atende a zona deve saber se pode ou não.

- ADVERTÊNCIA SOBRE MANOBRAS DE ESPERTALHÕES

Temos que alertar a irmandade sobre as atividades de indivíduos que fingem ser nossos irmãos para lesar e iludir a muitos. Alguns desses declaram que são vendedores de instrumentos musicais, tomam dinheiro adiantado e desaparecem. Há um outro que diz ser fotógrafo e toma dinheiro adiantado, mas nunca mais ninguém o vê. Assim, quando vemos uma pessoa não conhecida se infiltrar em nosso meio, como irmão, e apresenta determinados negócios, tenhamos prudência. Costumamos dizer que homem avisado é meio salvado. Devemos ser simples como pombas mas prudentes como serpentes.

- RELAÇÃO DAS ALTERAÇÕES HAVIDAS NOS ESTATUTOS EM ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA..... A 17 DE ABRIL DE 1965.

......

Art. 15 - A fim de conservar a unidade de Espírito entre o povo de Deus, far-se-á realizar ANUALMENTE NA CAPITAL DE SÃO PAULO, UMA REUNIÃO DE ENISINAMENTO PARA TODAS AS CONGREGAÇÕES EXISTENTES NO BRÁS, devidamente representada pelos irmãos Anciães, Cooperadores e Diáconos e que será presidida pelo ANCIÃO LOCAL mais antigo no Ministério.

.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário