sábado, 1 de fevereiro de 2014

topicos ensinamentos ccb 1968

= TÓPICOS - ASSEMBLÉIA DE 02 E 03 DE NOVEMBRO DE 1968

= PREGAÇÕES:

= Zacarias, 4, 6/14

....Zorobabel simboliza Cristo Jesus. O servo de Deus está com o Senhor Jesus. Quem afronta ao servo afronta o Filho de Deus. E Deus arrazará quem se coloca contra Sua obra. As mãos do Senhor tem começado esta obra. Também suas mãos a acabarão. Tudo nesta obra é feito pelo Espírito Santo. Sem força ou violência. Não somos nós os que realizamos a obra. Não pelo esforço humano. O Espírito do Senhor é que opera.

Quanto aos dois raminhos de oliveira que estão junto aos tubos de ouro (visão que Deus mostrou ao profeta) esclarece-nos o Senhor: Os dois filhos do óleo representados pelos ramos de oliveira são os dois povos de Deus na terra: O povo de Israel e a Igreja de Cristo ( fim da exortação da Palavra).

= TÓPICOS DE ENSINAMENTOS - 1968:

- I - RECOLHIMENTO DO IRMÃO SECRETÁRIO GERAL DO PARANÁ, ALEXANDRE ADIB ABDULACK

No dia 07 de setembro do corrente ano o Senhor se comprazeu recolher para o repouso eterno o nosso caro irmão Alexandre Adib Abdulack, Secretário Geral do Estado do Paraná. Este fiel servo esforçou-se por fazer a vontade do Senhor por todos os dias de sua vida, até o fim. Oremos por seus familiares a fim de que o Senhor conforte e console seus corações.

- II - NOVO SECRETÁRIO GERAL PARA O ESTADO DO PARANÁ

Nesta reunião é apresentado a todos o novo Secretário Geral para o Estado do Paraná. É o irmão David Rodrigues Alves, colocado por confirmação da parte de Deus, em substituição ao irmão Alexandre Adib Abdulack que já dorme no Senhor.

- III - NOVOS ESTATUTOS E INSTRUÇÕES

Em Assembléia Geral Extraordinária realizada a 12 de abril do corrente ano na Casa de Oração do Brás, em São Paulo, Capital, nossos. Estatutos foram alterados e consolidados. Com registro em São Paulo, tem validade para todo o Território Nacional. ......

VI - CASAMENTOS COM ESTRANHOS À FÉ

Moços e moças que casam com estranho à nossa fé, costumávamos, aqui no Estado do Paraná, a cortar da comunhão da Igreja, não os considerando mais como irmãos. Anunciava-se isso perante a irmandade. Para este critério notava-se entretanto um inconveniente. Posteriormente o Senhor dava lugar de arrependimento ao faltoso ou a faltosa, chamando a esta graça o cônjuge que não era crente, e às vezes batizando até a ambos com a promessa do Espírito Santo. Éramos então obrigados a recebe-los novamente na Igreja. Tal critério ocasionava confusão. Deliberam os servos de Deus que, a partir desta data, não mais serão cortados da Igreja os que se casarem com estranhos à fé: TIRAM-SE-LHES TOTALMENTE AS LIBERDADES NA CONGREGAÇÃO. Não poderão mais chamar hinos, orar, testemunhar, levantar com a palavra, nem exercer ministério algum ou ocupar qualquer cargo. Mas continuam com a liberdade de se congregar. Não podemos tirar-lhes o hinário, a Bíblia ou o véu, pois tais objetos lhes pertencem. E com referência a Santa Ceia, não podemos negar a tais irmãos e irmãs. Participar da comunhão da ceia do Senhor é caso de consciência. Como exemplo podemos mencionar a própria Palavra de Deus, onde se lê que Cristo Jesus não negou a ceia nem a Judas Iscariotes, havendo já o diabo colocado em seu coração trair o Divino Mestre. E também vem dito: Examine-se o varão a si próprio e assim participe deste pão e deste cálice. Portanto, a Santa Ceia não negamos. Quando em nossa Congregação surgirem casos de moços ou moças que estão namorando com estranhos à nossa fé, podemos orar ao Senhor e chamar estes irmãos ou irmãs a conselhos, exortando-os a esperar no Senhor que Ele tudo prepare. Aconselhamo-los dentro da Palavra de Deus a não se unirem com um jugo desigual com os infiéis. Se estão realmente namorando pessoas não crentes, peçam forças ao Senhor e cortem prontamente o namoro, pois certamente Deus se agradará disso e abençoará grandemente quem se colocar dentro da obediência. Se a pessoa atender louvado seja Deus. Se não atender e o casamento vier a se realizar, faz-se então como foi ensinado nesta Reunião: Corta-se a liberdade da pessoa faltosa. Mas continua a ser considerada irmão ou irmã, podendo se congregar.

Convém, os servos de Deus, sempre que o Senhor ponha isso adiante para falar, exortarem a mocidade a não se prender com jugo desigual com os infiéis. Que procurem um santo ou santa de Deus para se unir em matrimonio, clamando a Deus e esperando nele para dar um passo tão importante como esse. Os moços tem mais responsabilidade do que as moças, pois há mais moças do que moços e as moças esperam que os moços as peçam. Se estes, que são em menor número, procurarem pessoas não crentes, a situação a se agravará ainda mais. 

Quanto àqueles que, depois de se casarem com estranhos à nossa fé o Senhor perdoa e aceita novamente, não nos compete julgar o operar de Deus. A Obra é dele e não nossa. 

Em conclusão: Quem casa com infiel perde o testemunho e é-lhe cortada toda liberdade. Mas cortar não cortamos. Todo membro do corpo que é cortado apodrece. E não queremos ser responsáveis pelo apodrecimento de alma alguma nesta Obra. E quem perdeu toda a liberdade poderá obtê-la novamente quando se notar, pelos próprios frutos, que Deus perdoou e recolheo novamente com a aprovação do alto. Ruth a Moabita, era estranha às Repúblicas de Israel. Mas humilhou-se e amou o povo de Deus e Deus a recebeu. De sua linhagem proveio Cristo segundo a carne. Em nosso meio também casais nas mesmas condições muitas vezes se tornam muito fervorosos, cheios de frutos de justiça. Assim, que os servos de Deus estejam sempre preparados com discernimento, justiça e equidade para julgar e considerar os casos, tendo sempre em mente os amaestramentos que pelo Espírito Santo foram apresentados nesta reunião sobre este delicado assunto. Deus iluminará a todos, não permitindo que os servos de Deus interpretem estes assuntos de modo diferente.

VII - EVITAR FILHOS - ABORTO

Estamos em uma época em que é moda evitar filhos. Os que evitam secretamente, pecam diante de Deus e acertam o caso com Deus. O que não devem fazer é ensinar a outros casais esse procedimento. Se sabemos que alguém ensina a outros como evitar filhos, chamemo-lo a atenção.


Quanto a provocar aborto, é crime. O homicida não entrará no reino de Deus. Assim, se marido ou a mulher, ou ambos juntos, praticarem um aborto, não os podemos ter na Igreja. Não podemos usar de misericórdia com quem não teve misericórdia com a vida do próprio filho.

VIII - PARTEIRAS NOSSAS IRMÃS NA FÉ - CASOS DE ABORTO

Havendo caso de aborto feito por parteiras nossas irmãs, é necessário examinar as circunstâncias. Se a irmã parteira faz isso voluntariamente, por ganância de dinheiro e por exploração, é uma criminosa sujeita ao juízo e condenação pelas leis. E deve ser cortada da Congregação. Mas se nossas irmãs parteiras faz um aborto por ordem do médico, não pode ser acusada nem condenada. É por força da profissão, no atendimento de uma necessidade.

IX - MARIALVA - CASO DO EX-IRMÃO FRANCISCO NOGUEIRA

Este ex-ancião caiu no mal, promovendo vários escândalos. Na reunião geral de ensinamentos deste ano de 1968, em São Paulo, Capital, todos os servos de Deus reunidos julgaram seu caso, considerando-o cortado da comunhão da irmandade. Não é mais nosso irmão.

Há pouco tempo, entretanto, Francisco Nogueira mudou-se para, digo, de Umuarama para Marialva, passando a congregar-se. E por ocasião da santa ceia nesta congregação forçou o Ancião que presidia a este serviço, a dar-lhe permissão de participar na mesa do Senhor. Além disso, quer se inocentar de seus pecados. A irmandade de Umuarama e Marialva, sabendo dessa ocorrência, indignou-se, declarando que, se Francisco Nogueira continuasse a ser considerado nosso irmão, deixariam de se congregar, passando para as seitas. Assim que, o aceitamento desta pessoa em Marialva, está prejudicando grandemente a irmandade, principalmente a de Umuarama.

Para livrarmos a irmandade do Paraná da influência dessa pessoa, é necessário que se faça uma circular assinada pelos anciães de São Paulo e do Paraná, dando-se uma solução definitiva a tal caso e advertindo a toda a irmandade para não o receber.

- XI - CASO RAYMUNDO CAVALCANTE DE PAIVA

Esta criatura não é considerada nosso irmão. É um egresso da Penitenciária Estadual de São Paulo. É estelionatário. Batizou-se em nosso meio por interesses mas não se converteu nem se regenerou de sua vida anterior. Na Capital de São Paulo prevalecendo-se da boa fé e confiança de um servo de Deus, conservou-se de posse de documentos quitados que deveriam ser restituídos àquele irmão ancião, e passou a pressiona-lo desejando receber novamente. Aplicou este golpe de estelionato porque queria que o servo lhe desse permissão para levantar com a palavra. Mas foi reprovado publicamente pelas maldades que maquinou contra os servos de Deus. Não é nosso irmão. Agora este elemento perigoso mudou-se para Ourinhos, onde se apresentou falsamente como um dos cooperadores de Guarulhos. Estado de São Paulo, e teve a audácia de se levantar para pregar a Palavra. Mas foi desmascarado, tendo-se em seguida advertido a irmandade a livra-se dele. Soubemos então que ele mudou-se para Londrina, onde pretende fixar residência, preparando-se para agir em meio à irmandade. Os servos de Deus desta localidade já estão prevenidos e preparados para advertir a irmandade a impedir que ele se infiltre em meio ao povo de Deus. 

51 - APRESENTAR-SE PERANTE A IRMANDADE CONVENIENTEMENTE TRAJADO 

Dentro de nossas possibilidades procuremos sempre apresentarmo-nos decentemente trajados e em condições higiênicas perante a irmandade. Estando perante um povo o servo de Deus deve usar gravata, assim como diáconos e administradores e até os irmãos músicos. Não se fala de congregações situadas em zonas rurais; cujo costume nos trajes são outros, porém falamos com referência a irmãos pertencentes a Congregações situadas em cidades e centros grandes. É conveniente também cada irmão ter seu lenço, pois por um princípio de higiene antes de nos saudarmos com o ósculo da caridade, se faz calor e estamos suando, devemos usar o lenço. Convém que façamos este aviso nos cultos por causa de irmãos e irmãs simples que necessitam ser orientados.

53 - CONSIDERAÇÕES VÁRIAS SOBRE O BATISMO

O batismo feito por João Batista era um sinal para despertamento dos Judeos e para que os caminhos estivessem aparelhados perante o Filho de Deus e houvesse boa vontade entre os homens. O batismo de Cristo Jesus feito por seus discípulos e apóstolos e tomado como um mandamento até o dia de hoje, veio para arrependimento, lavagem do pecado e regeneração para os povos. Assim que para ser salvo, é preciso crer primeiramente em Cristo, reconhecer-se pecador perante Deus, arrepender-se, aceitando o batismo e renascendo nova criatura perante Deus e o mundo. É o primeiro passo na senda com Cristo Jesus; em seguida, importa ser fiel até o fim da vida, para ganhar a coroa da glória eterna. Quando João Batista terminava sua carreira, declarou, referindo-se ao Filho de Deus: “Convém que eu diminua e que Ele cresça!”. Sobre nós cumpre-se também pela graça de Deus, a parte da Palavra que diz: “Ele (Cristo), os batizará com o Espírito Santo e com fogo.” Portanto, sempre é necessário que o servo de Deus ao realizar o batismo apresente a doutrina ao exortar a Palavra. Com poucas palavras e de maneira clara e compreensível, ao alcance de todos, tanto da irmandade como de creaturas ouvintes..

Nenhum comentário:

Postar um comentário