sábado, 1 de fevereiro de 2014

topicos ensinamentos ccb 1983

= TÓPICOS - ASSEMBLÉIA DE 29 A 31 DE MARÇO E 1º DE ABRIL DE 1983

02 - DIZER O “AMÉM” NO INÍCIO DA ORAÇÃO É FORA DE ORDEM - ...

- ...

- Diz na Palavra de Deus: “E não proibais falar línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem”. Portanto, o que se deve corrigir são os exageros e gritos fora da decência e da ordem.

04 - BATISMO: GERADO DA ÁGUA E DO ESPÍRITO - LER E ESCLARECER ARTIGOS DE FÉ - BATIZAR ALCOOLIZADOS - AMEAÇAS

- ..... - Gerado da água não é referente à água do batismo. Significa gerado pela Palavra da verdade, pela Palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. S. Tiago 1:18 e I S. Pedro 1:23.

- Quanto ao artigo 9º dos pontos de Doutrina que se refere às abstenções das coisas sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicação, este artigo deve ser lido e explicado após terminado o serviço das águas. Temos que esperar que todos os que se batizaram já estejam em seus devidos lugares a fim de poderem ouvir, dada a grande responsabilidade do assunto. 

- Alcoolizados que queiram se batizar, o servo que realiza o batismo procurará ter o discernimento para saber se a pessoa está ou não consciente do passo que irá dar.

- Não se deve ameaçar os ouvintes com perspectivas de castigos ou até de morte se não se batizarem. Deixemos o Senhor operar nos corações. 

05 - SANTA CEIA: SÍMBOLO - PÃO ASMO E PÃO LEVEDADO - MINUTOS PARA RECONCILIAÇÃO - DESCOBRIR PÃO E JARRA ANTES DE ORAR - ....

- ...

- A páscoa era celebrada com pães asmos e esse foi o pão que o Senhor Jesus usou para celebrar a última páscoa. Em seguida instituiu a santa ceia.

- A santa ceia não é feita com pão asmo. Mas sim com pão comum, levedado, com fermento. O pão com fermento representa o corpo do Senhor quando na cruz recebeu sobre Si o pecado de toda a humanidade. O fermento é figura do pecado.
- .....

- O andamento dos hinos deve ser um pouco mais lento, dada a solenidade do ato. Não muito lento, pois isso cansa a irmandade que canta. 

- As Distribuidoras de Bíblias e Hinários têm para vender conjuntos de pratos, cálice e jarra. - As sobras do pão e do cálice devem ser enterradas.

06 - UNÇÃO: NÃO PERDOA PECADO DE MORTE - NÃO SUBSTITUI O BATISMO - UNÇÃO PARA ESTRANHOS À FÉ

- ...

- Funeral para estranhos à fé que foram ungidos, é necessária muita guia da parte de Deus. Faz-se o funeral para quem creu e não teve tempo de se batizar, se o Senhor fizer sentir. Também deve-se ter a prudência de consultar a família a respeito.

- Unção para a irmandade faz-se quando o enfermo sente de pedir. Ou quando o servo sente de faze-la. - ...Convém indagar se a pessoa está em paz com todos...

08 - PALAVRA: NUNCA PODERÁ FALTAR A EXORTAÇÃO DA PALAVRA NOS CULTOS E DEMAIS SERVIÇOS SANTOS

- Jamais poderá faltar a pregação da Palavra nos cultos e demais santos serviços. Se o servo que preside não tem a revelação da Palavra nesse dia, dê a liberdade para que o Senhor se use de outro servo ou mesmo de algum irmão sem ministério.

- Deus nunca despede seu povo vazio.


09 - ENSINAMENTOS - SUA APLICAÇÃO

- É necessária a Guia de Deus na aplicação dos ensinamentos, pois o aspecto dos casos varia.

- Cada caso deve ser julgado em separado.

- Há determinados ensinamentos que não tem aplicação em certos lugares ou mesmo em outras nações.

- Isto não se refere aos ensinamentos sobre a Doutrina. Ensinamentos doutrinais são imutáveis. Céus e terra passarão mas a Palavra de Deus não passará.

10 - VÉU - CALÇAS COMPRIDAS - SENHORAS VISITANTES 

Nunca se oferece o véu a estranhas à nossa fé que venham assistir aos cultos. Mas se o pedirem, podemos emprestar.

Senhoras ou senhoritas que queiram assistir aos cultos e estejam com calças compridas: Permite-se, pela primeira vez. Mas orienta-se para que, na próxima vez, venham com vestido ou saia.

13 - EXIGÊNCIA DE CALÇAS COMPRIDAS PARA ALUNAS EM COLÉGIOS - USO OBRIGATÓRIO EM INDÚSTRIAS - FESTAS JUNINAS - OVOS DE PÁSCOA

- Temos que estar dentro da Palavra de Deus: - “Não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher, porque qualquer que faz isto abominação é ao Senhor teu Deus”.

- Há colégios que obrigam as alunas a usar uniformes com calças compridas. Mas não é obrigado por lei.

- Em certas indústrias é obrigatório as operárias usarem calças compridas devido ao perigo a que se expõe trabalhando junto de máquinas em funcionamento.

- É necessário também o uso de calças compridas em certos ramos de negócio onde os estoques de mercadorias ficam em prateleiras altas, obrigando subir escadas.

- Festas juninas em colégios podem ser de caráter idólatra. Destas devemos nos abster. Mas há algumas que são somente para a arrecadação de dinheiro para beneficiar estudantes pobres. Não há inconvenientes em se contribuir com alguma importância.

- Os ovos de páscoa são chocolates como outro qualquer. Não há inconveniente em compra-los. Somente não se deve comer no dia da páscoa, para evitar dar a impressão de que esteja festejando a páscoa, como o mundo a comemora.

- Cristo é a nossa Páscoa, que devemos festejar em Espírito cada dia, pela salvação que nos trouxe.

14 - COLETAS - RECEBIMENTO POR PESSOAS NÃO AUTORIZADAS - PROVIDÊNCIAS - REUNIÕES PARA A MOCIDADE: NÃO INCUMBIR IRMÃS PARA RECEBER...- ... 

- .....

- Em reuniões para a mocidade não se deve incumbir irmãs para receber coletas. Isso compete aos diáconos e porteiros.

- .....

17 - VOTAR - ELEIÇÕES - CANDIDATOS QUE SE DIZEM NOSSOS IRMÃOS

- Votar é dever cívico. A irmandade é ensinada a cumprir o dever do voto. O voto é livre e secreto. A irmandade vota segundo sua consciência.

- A Obra de Deus não tem envolvimento com política.

- Há, em época de eleições, certos candidatos que, procurando angariar votos entre a irmandade, distribuem propaganda declarando-se nossos irmãos. Não têm o nosso apoio e nem são autorizados a usar o nome da Congregação em suas campanhas eleitorais.

- Servos que se envolverem com política perderão o Ministério.

18 - VASECTOMIA - INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL

- Vasectomia é operação que esteriliza o homem. Em casos extremamente graves, em que a esposa não pode engravidar nem operar, deixa-se na consciência da pessoa. Da mesma forma, irmãs que, por determinação médica precisam operar para não gerar mais filhos, devido a perigo de vida; Não proibimos e nem encorajamos. Deixemos em sua consciência.
- Inseminação artificial é semente de outro homem para que a mulher gere, quando o esposo não pode gerar. Embora não haja contacto nem pecado, é procedimento contrário à Palavra de Deus; O esposo e a esposa são uma só carne. Semente estranha entre eles profana a pureza dessa união.

20 - FUNERAL PARA IRMÃO ASSASSINADO - CONSIDERAÇÕES

- Não se faz funeral para quem se suicida. Mas para irmãos que foram assassinados, há considerar caso por caso. Deve-se verificar se a vítima teve culpa no ocorrido. Ou se estava inocente. Se a pessoa provocou o assassino ou se foi apenas a vítima inocente do criminoso. Averiguar se a pessoa tinha bom testemunho. Houve irmãos que foram mortos por assaltantes. E temiam a Deus. Certamente o Senhor permitiu que morressem desta forma.

- Portanto, após constatada a realidade, façamos o funeral.

- Quanto a cantar ou não hinos em funerais, consulta-se a família do morto. ...

21 - MINISTÉRIO DA PIEDADE - APÓSTOLOS E DIÁCONOS

No tempo apostólico os apóstolos exerciam também esse ministério; mas crescendo o número dos discípulos, houve murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério quotidiano. Diante disso consideraram os apóstolos que não era razoável eles deixarem o ministério da Palavra e da oração, para servirem as mesas. Foram então constituídos sete diáconos, varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e sabedoria, para esta importante tarefa. Na Palavra de Deus diz: “Importante negócio”; mas em outros idiomas diz: ¨Tarefa”. Portanto, ninguém interprete que o diácono negocia com o dinheiro que a irmandade dá na coleta, pois este dinheiro é sagrado. O apóstolo S. Paulo exortou a Timóteo sobre os requisitos que os bispos e diáconos devem ter. (I Tim. 3).

Ficou então definido que Deus confiou esse ministério aos diáconos. No entanto os anciães e toda a irmandade devem ter a piedade, não somente em socorrer os necessitados, assim como em manifestar o amor e a caridade, tendo paciência com todas as almas. Todos são livres para ajudar os necessitados particularmente, mas como Deus constituiu irmãos diáconos e irmãs para esse ministério, a irmandade não deve deixar de contribuir na coleta para essa finalidade, para que os diáconos possam atender aos necessitados conforme a guia de Deus. Ancião estando em missão sem a companhia de diácono, ao ver alguma necessidade e sentir-se movido por Deus, poderá atender com o fruto que Deus preparou para sua viagem.

22 - MINISTÉRIO DA PALAVRA

Esse ministério foi dado aos irmãos anciães e cooperadores. Há irmãos diáconos a quem Deus deu também o dom da Palavra, mas não esse ministério. Bom seria que todos os irmãos diáconos tivessem esse dom, pois muitas vezes devem substituir as faltas de anciães e cooperadores nos cultos, funerais e também atender a unções. Para que a irmandade sempre seja alimentada, pois Deus não manda seu povo de volta vazio. No caso do diácono não ter o dom da Palavra, dará liberdade a algum irmão de quem Deus se queira servir, inclusive ao Cooperador de Jovens e Menores. 

É mais viável os irmãos diáconos substituírem os anciães e cooperadores em sua ausência nos serviços supra citados, do que os anciães substituírem os diáconos no ministério da Piedade. Não é pelo fato de alguns diáconos terem o dom da Palavra, que esses devam pretender ou esperar serem chamados ao ministério de ancião. Se Deus lhes deu o ministério de diácono, devem procurar desempenhá-lo com amor, dedicação e fidelidade. Houve alguns diáconos que, por pretenderem e até exigirem o ministério de ancião, não foram fiéis no seu ministério e Deus não se agradou deles e perderam até o próprio ministério da piedade. Os irmãos anciães não devem pôr os olhos sobre certos diáconos para apresentá-los para o ministério de ancião por terem o dom da Palavra. Se Deus os colocou nesse ministério e lhes deu esse dom é porque poderão às vezes substituir os anciães e cooperadores quando necessário.

Eventualmente, não havendo em alguma região irmãos preparados para o ministério de ancião, justifica-se apresentar um diácono para ancião. Jamais porém, generalizando este procedimento.Convém sempre considerar os cooperadores da região antes de indicar o diácono para o ministério de ancião.

Os cooperadores não devem estar anciosos para ser ordenados no ministério de ancião, pois Deus dá o ministério segundo a sua vontade. O importante é que cada um seja encontrado fiel, grangeando os talentos que Deus lhe confiou para que todos ao fim possam receber o galardão no céu. 

Sempre que for possível ou se fizer necessário, convém um ou mais anciães participarem das reuniões de diáconos, não para determinar o que eles devem fazer, mas para se conservar a união entre ambos os ministérios.

Nas reuniões de ensinamentos o ancião presidirá; e após a Palavra, o irmão diácono mais antigo no ministério tomará a presidência. No decorrer da reunião, se Deus fizer sentir a anciães presentes dar algum ensinamento, terão liberdade. Ao terminar todos os assuntos, o ancião retomará a presidência e será encerrada essa reunião com uma oração de agradecimentos a Deus.

Da mesma maneira nas reuniões de atendimento, o irmão ancião abrirá essa reunião com uma oração, e depois o irmão diácono mais antigo tomará a presidência. Após serem apresentados todos os casos, o ancião retomará a presidência e um dos servos agradecerá a Deus em oração. 

24 - BALANÇO NAS ADMINISTRAÇÕES LOCAIS

Cada administração, logo após ter sido realizada a assembléia geral local, devera mandar imprimir o balanço geral financeiro e distribuir entre a irmandade, um para cada família, para que o povo de Deus possa ter conhecimento da entrada e saída dos frutos que Deus preparou nas coletas em geral.

25- PRAIAS E BANHISTAS 

As praias de banhistas são um ambiente mundano, não apropriado para o povo de Deus. Principalmente para quem tem ministério.

Há praias isoladas, como também em certas horas do dia não há freqüência de banhistas. Nessas praias é tolerável irem, principalmente os que têm necessidade devido ao seu estado de saúde, desde que usem trajes decentes.

26 - LEIS E MANDAMENTOS

A fé do povo de Deus consiste em magnificar sempre mais a celeste vocação em cada um dos membros, e reter a liberdade com que Cristo Jesus nosso Senhor nos franqueou com a sua morte e ressurreição, para que Ele possa imperar com a divina graça nos corações dos remidos pelo Sangue do Concerto eterno, e guia-los pelo Espírito Santo em toda a verdade, e honra, louvor e glória a Deus Pai, o Bendito em eterno. (No demais, sejamos sóbrios, lançando sobre Ele toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós e da sua Obra). I. S. Pedro, 5: 7/8.

Portanto, debaixo desta graça não devemos por leis e nem mandamentos; pois na Palavra de Deus temos tudo o que o crente necessita. Temos os doze pontos de FÉ E DOUTRINA que o Senhor revelou a seus servos no início desta Bendita Obra, de acordo com a Doutrina Apostólica.

No parágrafo 9º vem mencionado o que Deus revelou aos Apóstolos na Assembléia de Jerusalém: “Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum senão estas cousas necessárias: que vos abstenhais das cousas sacarificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação; das quais cousas fazeis bem se vos guardardes. Bem vos vá. (Atos 15: 28/29.

No demais, o Senhor, por meio de Sua santa Palavra, admoestará a Seu povo, ficando a responsabilidade de cada um na sua própria consciência.

Está escrito: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito Santo diz às Igrejas”.

Portanto, cada qual dará contas de seus atos a Deus.

- PAUTAS DOS ASSUNTOS DA OBRA DA PIEDADE - ASSEMBLÉIA 1983

03 - REUNIÕES DE ATENDIMENTO - TER O DINHEIRO DISPONÍVEL

.... - Também não se pode deixar de atender necessitados em virtude do numerário estar aplicado em banco. Jamais podemos ser escravos da avareza ou entregar à usura o fruto do amor de Deus, nem tão pouco poderemos deixar a morrer a míngua o necessitado pela nossa negligência.

06 - REUNIÕES DE ENSINAMENTOS QUE NÃO SÃO ACATADAS

Os servos de Deus, confirmados por Deus vão em missão para reuniões de outras localidades e lá são usados por Deus na doutrina, nos ensinamentos e nos conselhos, muitas vezes corrigindo erros que estavam sendo praticados. Enquanto o Servo lá permanece é dado a entender que aceitaram o que Deus fez saber, mas o servo se retirando então agem pior que antes.

08 - PESSOAS CARENTES EM BUSCA DE AUXILIO MATERIAL

Muitas pessoas, após batizadas procuram a Obra da Piedade para poderem obter o necessário para poderem sobreviver em virtude da precária situação em que vivem, cujos fatores principais são: crise de emprego, salários baixos, alugueis elevados, favelados, enfermos sem direito a assistência do INPS, famílias que imigram e outros problemas de ordem social que assola a classe humilde. Temos que pedir a Deus a iluminação e a guia para atender os realmente convertidos, caso contrário a Obra da Piedade transformar-se-á em assistência social e ninguém mais buscará a salvação da alma, mas somente os meios de assistência e sobrevivência. 

10 - APRESENTAÇÃO DAS IRMÃS DA OBRA PIA AO POVO

As irmãs que são confirmadas por Deus em oração para trabalharem na Obra Pia, não devem ser apresentadas ao povo. Os servos primitivos acharam por bem tomar este cuidado a fim de não abrir a porta aos espertalhões e também não alertar os irmãos novos na Graça, os quais começam com choradeiras e exigências. As irmãs também não deverão ter seus nomes publicados nas listas de batismos e devem ser aconselhadas a não testemunharem dizendo que pertencem a Obra da Piedade. Apresenta-las somente nas Reuniões de atendimento e ensinamento da Obra Pia.

11- APRESENTAÇÃO DE IRMÃOS PARA DIÁCONOS

É necessário fazer um levantamento do testemunho de determinado irmão, antes de apresentar o seu nome para ser orado para o ministério de diácono, procurando ver si ele tem os requisitos que a Palavra de Deus requer. Acontece que às vezes é apresentado um que trabalha à noite e não pode atender o ministério; outro é viajante; outro é neófito; outro tem dívidas ou problemas; outro é cooperador antigo; outro não se conforma pois almejava ser ancião, outro não tem a Promessa, outro tem enfermidade que o impossibilita. Os anciães e diáconos devem estar em pleno acordo na apresentação do irmão para diácono.

12 - IRMÃS PORTEIRAS

As irmãs que auxiliam nas portas laterais não devem ser consideradas como porteiras, mas como auxiliares. Não é atribuição delas receberem coletas, mas a elas compete observar o movimento do corredor externo, dos sanitários, atender alguma irmã que não esteja passando bem ou acomodar no banco alguma irmã idosa ou visita.

14 - FAMILIAS ATENDIDAS PELA OBRA PIA QUE PERDERAM A LIBERDADE

Tem havido casos de casais perderem a liberdade na igreja pelo mau testemunho que deram; Nesses casos não serão atendidos.

15 - COLETAS EXTRAS SEM AUTORIZAÇÃO DA REUNIÃO

Os irmãos anciães, diáconos e cooperadores não devem apresentar ao povo coletas extras, sem que tenham sido autorizados pela reunião, pois está havendo abuso e provocação de murmuração do povo.

16 - COLETAS DELIBERADAS

Todos tem que respeitar o que Deus faz saber no coração do Seu povo. As coletas não podem ser juntadas num só monte e depois ser repartidas conforme a nossa vontade. Tem que se respeitar o sentimento da irmandade que ora ao Senhor e diz “Senhor, faz-me saber a Tua vontade”. Não se pode desvirtuar ou reter parte do fruto.

19 - SERVOS QUE MANCHAM O MINISTÉRIO

Os escândalos tem sido dos mais variados pelos servos que mancharam o testemunho. Alguns com brigas em família, outros que se envolvem com negócios escusos, outros se envolvem em política, outros contraem dívidas e não pagam, outros usam o fruto da obra de Deus em proveito próprio, outros tem caído em adultério, e outros casos mais, e assim agindo não deram valor ao ministério desprezando o que Deus lhes confiou.

20 - CUIDAR DO MINISTÉRIO E DAR BOM TESTEMUNHO

O nosso ministério é o nosso testemunho - não pode ser criticado pelo povo, pois a maior parte da irmandade conhece a nossa vida. Muitos servos não trabalham mas tem renda suficiente para se manter, mas outros não tendo renda suficiente, ou não trabalhando, ou com salário baixo e gastos elevados ou supérfluos dão motivo a suspeitas, pois o povo está observando. Para o atendimento do ministério, Deus preparará o tempo necessário.

21 - COMPROVANTES DE DESPESAS DE VIAGEM

Estamos sujeitos a fiscalização, portanto não podemos comprometer o nome da Congregação. Quando se faz alguma viagem é fácil obter notas de despesas de gasolina, de refeições, de hospedagem, de passagens, etc e assim fazendo, provaremos as despesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário