sábado, 1 de fevereiro de 2014

topicos ensinamentos ccb 1970

TÓPICOS - ASSEMBLÉIA DE 23 A 27 DE MARÇO DE 1970

1 - ASSUNTOS A SEREM TRANSMITIDOS A IRMANDADE

A partir deste ano nosso resumo de ensinamentos virá com um sinal “*” em forma de estrela chamado asterístico. Este sinal é colocado à frente dos tópicos de assuntos que necessitam ser transmitidos a irmandade. Os tópicos que não tiverem tal sinal só são para os servos do ministério.


4 - MUDANÇAS DE LOCALIDADE

Deus não erra quando levanta um ancião, diácono ou cooperador para determinada localidade. E, como é que a pessoa não encontra condições materiais e se muda? Si Deus até então o tem ajudado, não o poderá continuar ajudar? Assim é deliberado que quando o servo for transferido para outra localidade pela firma em que trabalha, ele deve obedecer; porém, quando muda por ambição de querer melhorar a situação material que até então era boa, ou visando a comodidade de filhos que estudam, perderá o ministério. Quem milita deve militar legitimamente. Alguns mudam para melhorar a situação financeira e colocam substitutos em seus lugares querendo de longe atender a Obra, isto não está certo, devendo assim deixar o ministério. Si transferidos pela firma em que trabalha, quando aposentados deverm voltar a sua comum Congregação. Não se pode impedir que mudem, porém que fiquem sentados.

5 - SITUAÇÃO FINANCEIRA DE SERVOS DE DEUS

Nunca se deve como servos de Deus prevalecer do cargo para tomar dinheiro emprestado da irmandade, nem do diácono e nem da administração. Às vezes sucede que o servo de Deus age com certa autoridade, resultando situações que podem comprometer ao ministério. O dinheiro da Obra de Deus não é para fins particulares. Deve-se saber que cada família tem um nível de vida, sendo necessário assim acomodar-se dentro do que ganha não influindo ao servo de Deus, que deseja um conforto além do possível e com isso deixando embaraçado. Os anciães e cooperadores não devem receber ofertas ou coletas da irmandade, devendo ensinar a irmandade a se dirigir diretamente aos diáconos e irmãos colocados para esse fim.

7 - QUADRO DE HORÁRIO DE CULTOS 

Tínhamos deliberado nas reuniões gerais do ano passado adotar quadros com horário, dia de cultos nas fachadas das Congregações: TODAVIA NÃO FOI ORADO A DEUS A RESPEITO. Posteriormente o Senhor falou em revelação a um seu servo: “NÃO É DE MINHA VONTADE QUE COLOQUEIS O QUADRO DE HORÁRIOS E DIAS DE CUTLOS. NÃO DEVEIS TER NENHUMA APARÊNCIA DE SEITAS, NEM COPIAR AS COISAS DOS SECTÁRIOS E ESTRANGEIROS. PORVENTURA O MEU POVO VEIO POR MEIO DE PROPAGANDAS DE RÁDIO, TELEVISÃO OU REVISTAS? NÃO FUI EU QUE OS TROUXE NO MEIO DE VÓS? E VOU CONTINUAR, TENHO UMA OBRA MAIOR DO QUE A QUE VOSSOS OLHOS VÊM PARA REALIZAR NO MEIO DE VÓS. “Os quadros não serão adotados.

11 - (*) FOTOGRAFIAS EM SERVIÇOS DIVINOS

O Senhor tem revelado que não se tirem fotografias em serviços de batismos, cultos, santa ceias e reuniões ou o que quer que se faça perante o Senhor. A honra nunca deve ser dada ao homem, mas sim inteiramente tributada a Deus. Entretanto si o governo enviar fotógrafos, temos que dar liberdade pois não sabemos a obra que Deus quer realizar. Estes ensinamentos são para guardarmos dentro do coração e pormos em prática.

12 - COMPANHEIROS DE VIAGEM 

Nas viagens em missão dos servos de Deus eles devem aceitar para companheiros irmãos que possuam bom testemunho. Que não falem chocarrices, nem dados a brincadeiras, comprometendo assim o serrvo de Deus perante a irmandade por onde passa. Nos percursos de viagem o servo de Deus deve permanecer em comunhão. Não se sabe o espírito que será encontrado no lugar para onde se dirige. É indispensável que se tome muita atenção quanto ao abuso de bebidas alcoólicas. Quem viaja com os servos de Deus deve saber que a missão é dele, acompanhando-o assim para onde ele for, sem interferir no desenvolvimento da missão. 

13 - (*) COMÉRCIO DENTRO DAS CASAS DE ORAÇÃO 

O comércio dentro da casa de oração sempre foi condenado pela Palavra de Deus.....- ....Deus falou em revelação a um seu servo: “Não quero mais comércio dentro de minhas casas de oração”. Também o Senhor não se agradou do que havia na Congregação em São Paulo na ocasião das reuniões gerais; barbearia, tinturaria, engraxate, lavanderia, ambulatório. Todos estes serviços eram prestados aos servos que vinham do interior e outros Estados gratuitamente. Porem Deus não quer mais estes serviços que nos estavam colocando nos caminhos das obras assistenciais humanas. Nada disso é necessário na Obra de Deus. 

Os servos de Deus que vem do Interior e outros Estados para participar destas reuniões gerais, de agora em diante não se carreguem mais de encomendas da irmandade de onde os irmãos procedem. Aqui se comparece para aproveitar tudo o que Deus envia e não para ficar preocupado em fazer compras para a irmandade. Muitos nem assistiam a todas as reuniões pois empregavam o tempo fazendo as compras. De agora em diante exortem a irmandade a não fazer encomendas. Os servos não vêm para negócios. Vêm para servir a Deus. Nos anos passados ficavam diversos irmãos com automóveis disponíveis para levarem os servos de Deus para um e outro lado durante o tempo das reuniões. Mas de agora em diante não ficarão mais irmãos com veículos para esse fim. Pois isso só estava prejudicando tais servos espiritualmente. E transtornava os serviços internos da equipe que aqui trabalha nos períodos das reuniões.

15 - (*) CRIMES POLITICOS 

Pode ocorrer que alguém já cumpriu pena ou esteja cumprindo por crime político, ou mesmo respondendo a processo. Não deve testemunhar que está sofrendo perseguição. Não deve pedir oração a irmandade e os servos que presidem aos cultos também não podem pedir a irmandade para livrar a este ou aquele de processo que ocorre na polícia ou nos tribunais. A JUSTIÇA E AS LEIS EXISTEM NO PAÍS PARA JULGAR E PUNIR E FORAM POSTAS POR DEUS. IRMÃOS QUE SABEMOS QUE FORAM PROCESSADOS PELO GOVERNO NÃO TEM LIBERDADE PARA PREGAR A PALAVRA EM NOSSO MEIO. Pode-se tornar um filho de Deus, reconhece-mo-lo como irmão, porém se sente levantar com a Palavra não podemos ter essa liberdade para não comprometer a Obra de Deus.

16 - (*) QUADRO REVELAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DA IGREJA 

Este quadro Deus fez saber por oração deve ficar exposto no saguão de cada casa de oração. Tal ensinamento foi dado o ano passado. Não são para serem expostos nas moradias; porém, para serem colocados nas casas de oração.

17 - (*) SOCIEDADES SECRETAS 

Somos alertados a ter muito cuidado com determinadas sociedades secretas que estão visando angariar membros no meio do povo de Deus; até servos de Deus são visados. QUEM INGRESSAR NESSAS SOCIEDADES SEJA DO MINISTÉRIO OU SIMPLES IRMÃO, SERÁ DESLIGADO DA COMUNHÃO DA IGREJA.

18 - PÍLULAS ANTICONCEPCIONAIS 

Para entrar nesse assunto é preciso orar e esperar que Deus envie pela Palavra. Sabemos que Esta nos recomenda que as mulheres se casem e gerem filhos.

20 - (*) PORTEIROS NAS CASAS DE ORAÇÃO

... - ... Entretanto, existem casos de irmãos ou irmãs que ficam como fiscais, inspecionando a irmandade com a intenção de conservar a ordem. Mas nota-se que em vez disso, estão provocando desordem. Que não sede permita fiscais na casa de Deus. (TEM TÓPICO PARA ATENDER OS ANCIÃES, HOUVE AGRESSÃO EM SÃO PAULO)

27 - (*) BEBIDAS

Não queremos proibir bebidas; o que é necessário é se alertar contra os abusos. Não comer nem beber demais. Tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convém. Em casamentos tem havido abusos, não só no beber e no comer assim como no vestir.
Porque é festa de casamento pode-se usar vestido curto? Usar pintura? Trajes decotados ou sem mangas? - De modo algum. E às vezes são irmãs velhas no caminho que assim agem. 

33 - FUNERAL À NOITE

Em certa localidade um serviço de funeral foi realizado à noite após o culto; é preciso ter cuidado para não se introduzir novidades na Obra de Deus. O serviço de funeral deve ser feito uma hora ou quarenta minutos antes do corpo sair. O serviço não é para o morto, mas sim para os vivos; para conforto à família e testemunho aos ouvintes e edificação a irmandade que se encontra presente.

39 - (*) SAUDAR A QUEM FICOU SEM LIBERDADE

Se não é caso de muita gravidade e a pessoa está refazendo seu testemunho, podemos saudar. Temos a Paz de Deus em nós e disse Jesus: “Em toda a casa que entrardes, direis a Paz seja nesta casa, si a casa for digna a paz repousará sobre ela e si não for voltará para vós.

42 - TELEVISÃO

Si ensinamos a irmandade que a televisão é um ladrão dentro de casa os que têm ministério não devem possuir esse aparelho.

43 - O QUE É PENTECOSTES 

Pentecostes era uma festa instituída pela lei Mosaica e comemorada anualmente em Israel; conhecida como a festa das semanas, porque era realizada quando transcorridas sete semanas após a Páscoa. Era também denominada festa das Primícias, visto serem ofertadas ao Senhor as primícias dos frutos das colheitas. A ela devia comparecer todo o povo de Deus. Devido a esta determinação, reuniam-se em Jerusalém, Judeos de todas as partes do mundo. Por esta razão é que estavam nesse dia em Jerusalém, Judeos estrangeiros, para cumprir o que vinha prescrito pela Lei. E Deus, segundo sua sabedoria celestial quis dar a Promessa do Espírito Santo com evidência de línguas estranhas, aos discípulos nesse dia. Para que o testemunho dessa operação constasse a todos os judeos religiosos e sendo feriado nesse dia, aglomeraram-se muitos judeos estrangeiros religiosos em Jerusalém. Então Deus para que o testemunho desta operação constasse a eles, levantando o Apóstolo Pedro com palavras compungiu os corações e assim naquele dia agregaram-se quase treis mil almas, formando assim a Igreja primitiva.

A descida do Espírito Santo não foi por causa do dia do Pentecostes, mas sim ao que Deus falara pela boca dos seus santos profetas e depois confirmado pelo seu Santo Filho, o Qual disse: Não vos ausenteis de Jerusalém até que do alto sejais revestidos do poder. Portanto, não somos pentecostais, pois estamos na doutrina apostólica e cumpre-se em nosso meio os dons de Deus.

46 - PRESIDÊNCIA DOS CULTOS - LEITURA DA PALAVRA - NÃO É O HOMEM QUE NOS DÁ A PALAVRA 

Quem está presidindo ao culto, não deve forçar irmão algum a pregar a Palavra. Deus é Quem sabe qual o servo a quem revelou a Palavra. Si algum servo levanta com testemunho subindo ao púlpito, quem preside não deve insistir para que pregue a Palavra ao término do testemunho, nem dizendo ao irmão: “Temos prazer que o irmão pregue a Palavra ou às vezes, temos prazer que presida ao culto.” A Obra de Deus não é feita por prazer de ninguém; que desapareça o homem e fique só entre nós a glória de Deus. Nos testemunhos quem preside deve estar atento, vigiando para que cousa alguma estranha se manifeste perante o povo de Deus. O servo de Deus não deve perder a simplicidade na presidência do culto si comparecerem pessoas de posição elevada ou mesmo irmãos de outras localidades em visita. Na casa de Deus honramos a Cristo unicamente e a Deus o Creador. Independente disso, honramos e respeitamos a todas as autoridades e pessoas, pois assim nos ensina a Palavra de Deus. Si comparecerem ao culto pessoas de alta categoria social, autoridades, ministros religiosos ou pessoas influentes, a irmandade não deve levar ao conhecimento do ancião ou cooperador que preside ao culto para que este não se sinta embaraçado ou sem liberdade de falar com toda a franqueza tudo aquilo que Deus lhe puzer adiante na pregação da Palavra.

TÓPICO 52 - (*) BÍBLIAS ATUALIZADAS

A Congregação Cristã no Brasil não adotou a Bíblia atualizada; a irmandade evite comprá-las. Suas alterações são muitas o que se nota ao proceder a leitura lendo-a comparando-a com a velha versão, notando-se assim prontamente as alterações que ela contem. 


TÓPICO 56 - (*) RECENSEAMENTO

Informamos os irmãos que no dia primeiro deste ano será realizado o recenseamento abrangendo todo o país. Os servos de Deus devem ensinar a irmandade atender com toda a prontidão e cordialidade aos recenseadores que os visitarão em suas casas, colaborando com eles em tudo. Na parte de religião devem responder: “Protestantes” porque a lei assim nos classifica.

= REUNIÕES DE DIÁCONOS - 1970

TÓPICO 66 - INTERFERÊNCIA EM OUTROS SETORES DA OBRA DE DEUS

Os diáconos não devem interferir na administração e nem no ministério da Palavra. É belo o ministério da Piedade. Lavar as chagas dos outros, vestir aos pobres, vemos como fez o bom samaritano. Tu vestes aos outros? Deus te vestirá de justiça. Cuidas da vida dos outros? Deus cuidará da tua vida. Alguém julga pouca coisa este ministério. Saiba que é muito importante. Agora tu vês doenças e outros males, mas naquele dia tu verás a glória de Deus. 

TÓPICO 68 - UNIDADE NA OBRA DA PIEDADE

É necessário que o diácono se comunique também com as irmãs da Obra da Piedade, relatando o que se passa e dando satisfações. Sempre com espírito de união e nunca ficar baseado no que ele sentiu sozinho. Quando Deus confirma por dois ou mais é muito bom. Existem diáconos que não prezam, que não honram as irmãs nesta parte da revelação do querer do Senhor. Elas também têm o espírito de Deus e temos que às vezes ter cuidado daquilo que nós mesmos sentimos, porque pode não provir da parte do Senhor. Peçamos então para que Deus nos revele, porém revele também aos demais. Cristo deve ter domínio em toda a Sua Obra.

TÓPICO 72 - MESA DA PIEDADE E MESA DA PALAVRA

A primeira é posta para saciar a vida terrena e a da palavra para saciar as almas. Os diáconos viajando ocupem-se da Obra de Piedade e não de pregar a Palavra. Para essa necessidade irá o servo de Deus de quem o Senhor se usa. O ancião também pode determinar qual o diácono que pode atender uma viagem. Nem todos os diáconos podem viajar só porque são diáconos. Nem todos estão preparados para isso. Existem diáconos que deixam a mesa da piedade para atender a mesa espiritual; quando há servo já preparado para atender a isso. Os diáconos não devem dominar os anciães ou cooperadores. A Obra de Deus é como o mercúrio, si alguém o quer destruir ele se derrama em pequenas gotas que depois se unem novamente. Assim qualquer irmão pode pregar a Palavra, quando Deus chama nada impede. Não se pode abafar o dom de Deus e o dom de Deus não traz confusão. Todavia, a Obra de Deus não é carreira ou sociedade ou política, nem curso militar que se vai galgando. Aqui é pelo dom de Deus; si Deus manifesta o dom não o podemos reprmir, mas si Deus não dispertar não podemos dar o ministério. 

TÓPICO 73 - BATISMOS

Filipe batisou; mas não era o seu ministério. Não podia ir um ancião e ele fez. Não havia quem o fizesse por causa da perseguição. Porém o ministério de batismo pertence ao ancião.
TÓPICO 75 - IRMÃS NA OBRA DA PIEDADE

Sempre que for preciso colocar irmãs é necessária a Guia de Deus. Irmãs novas na fé não convém colocar.

= REVELAÇÃO DE DEUS A UM SEU SERVO SOBRE ASSUNTOS DIVERSOS:

......

OBREIROS NA OBRA DE DEUS

Para colocar irmãos na contabilidade assim como em outro qualquer cargo na Obra de Deus, é necessário ser levado em oração ao Senhor pelo ministério.

Os infiéis acertarão contas com o Senhor.

PRESIDÊNCIA DOS CULTOS

Em determinadas localidades existem anciães que mandam os cooperadores abrirem os cultos e isso por muitas vezes. Essa não é a vontade do Senhor. Os anciães na comum Congregação devem presidir para impor respeito e vigiar sobre o povo de Deus. - ...

Os irmãos que forem ordenados anciães em Congregação onde já existe cooperador deve colaborar com ele não lhe tirando o direito da presidência. Somente deve presidir na sua comum Congregação quando forem colocados cooperadores após a ordenação. A presidência na Obra de Deus é parte muito importante. Quem preside presida com cuidado. Quem preside deve ter amor paciência, mansidão, temperança, humildade, prudência e pureza, mas tambérm deve ter cuidado de não ultrapassar a Palavra de Deus deixando entrar outros espíritos, invejas, ciúmes, intrigas.

Nem todos anciães podem presidir reuniões e resolver casos.

Existem aqueles em quem o Senhor colocou o dom da presidência. Outros há que só podem atender batismos e santa ceias. Todos receberam do Senhor Jesus, uns mais e outros menos. Fique cada qual no que recebeu.

reuniões gerais anuais

Nas Congregações onde são realizadas reuniões gerais deve ser conservada a simplicidade em tudo. Não buscando o conforto da carne. Não é necessário lavanderia, barbearia, engraxates, ambulatório. Este é o caminho para a seita.

Si se prega a fé, como se tem um ambulatório? A nossa palavra tem que ser verdadeira e não falsa.

COISAS ESTRANHAS À OBRA DE DEUS

O javali (inimigo) e as feras do campo (que são maus espíritos) procuram destruir a vinha do Senhor e quando se nota que coisas estranhas começam a entrar na Obra devemos nos prostrar em oração e o Senhor os afugentará.

Em alguns países o javali entrou e fez grande estrago na Obra de Deus. Si se observar os ensinamentos como tem sido até hoje aqui, ele não entrará. Quem tiver espírito de divisão será lançado fora. Quem bem servir ao Senhor em si mesmo terá a Guia.

= AOS CAROS IRMÃOS DO MINISTÉRIO ESPIRITUAL E ADMINISTRAÇÕES

.........

Quando vierem para as reuniões devem trazer consigo os talões comprovantes; os balancetes poderão as administrações remeter até fim de janeiro. As administrações procurem ter seus balancetes bem organizados, pois pela lei temos agora que fornece-lo ao Imposto de Renda, caso que será melhor esclarecido no Resumo das Reuniões Gerais deste ano. 

Infelizmente recebemos quase uma centena de balancetes errados e muitas Congregações não os enviaram; dessa maneira como agir perante o Imposto de Renda? Nós povo de Deus, principalmente sendo da Obra de Deus, devemos apresentar o que a lei exige, uma cousa certa para que o bom Nome de Deus e da Congregação não venha a ser blasfemado. Quando em uma Congregação não houver irmão capacitado em fazer o balancete, deve ser procurado meios precisos para que isso possa ser feito.

.....

Vossos irmãos na fé que vos saúdam em Cristo Jesus.

(a) Anciães: Miguel Spina

Rizzieri Lavander

Secretário Geral: Reynaldo Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário