sábado, 1 de fevereiro de 2014

topicos ensinamentos ccb 1979

= TÓPICOS - ASSEMBLÉIA DE 09 A 13 DE ABRIL DE 1979

* 02 - ORAÇÃO

.... - A papeleta de pedidos de oração deve ser levada ao servo no púlpito antes do término do terceiro hino, por um dos porteiros ou alguém que ele determine. Mas não por uma irmã.


03 - BATISMOS

.... - Batismo quer dizer sepultamento. Batizar por imersão, a semelhança do sepultamento do Senhor Jesus, significa sepultar o velho homem com seus feitos pecaminosos, ressurgindo nova criatura com Cristo. Quando a pessoa não for totalmente sepultada nas águas deve-se tornar a sepultar, sem necessidade de repetir as palavras do batismo. Pedidos de batismo para enfermos devem ser atendidos com toda urgência (se possível no mesmo dia). 

04 - PRESIDÊNCIA E PALAVRA

Nunca se deve forçar outro servo a presidir culto nem levantar com a Palavra. Dá-se a liberdade para presidir. O servo não aceitando, na hora da Palavra dá-se-lhe a liberdade, e aos demais servos presentes para pregar. O que levanta deve ser movido por Deus e não pela nossa insistência. Não se deve dar oportunidade de ler a Palavra a quem não tenha ministério, salvo se o que preside sinta de fazer isso. Para ler a palavra é preciso que a pessoa seja de bom testemunho.

05 - PREGAÇÕES PROLONGADAS

Constantemente ouvem-se reclamações por parte da irmandade de várias localidades sobre pregações muito longas e cultos que terminam muito além da hora, o que causa dificuldade para quem depende de condução e para as que tem esposo não crente. Os servos devem fazer tudo com entendimento, entendendo as dificuldades da irmandade. Palavras prolongadas, com muitos assuntos, dificultam a compreensão e retenção de tudo.

* 06 - GUARDAR DIAS - CULTOS DE VIGÍLIA

Somos ensinados a não guardar dias pois para o povo de Deus todos os dias são iguais. Guardamos Cristo Jesus em nosso coração. Dia das mães, dos pais, dos namorados e tantas outras alegorias são costumes mundanos que não devemos imitar. Não é, também, costume do povo de Deus, fazer culto de vigília na noite de passagem do ano. Isso é costume setário. A irmandade deve ser advertida a respeito.

07 - PRELEÇÕES 

Apezar de termos sido ensinados a não fazer preleções (exortações) antes da oração, antes da testemunhança e antes da Palavra, há servos que as fazem, enfadando a irmandade e contribuindo para que, ao chegar a hora da Palavra, haja desinteresse naquilo que Deus envia, que é o principal para as nossas almas. Quem ainda agia dessa forma, obedeça o conselho e fale somente o indispensável.

09 - REUNIÕES PARA A MOCIDADE

.... - Quanto a última oração convém que o servo que preside ou outro servo presente, a faça. Ocasião em que apresentará ao Senhor os casais que se despediram, pedindo que os abençoe. Os jovens, ao se despedirem, evitem fazer com que coincida a ida ao microfone, do seu par, pois isto dá aspecto de apresentação humana. Na obra de Deus tudo deve ser com simplicidade. 

* 10 - FUNERAIS

Convém que, quando o Senhor recolher alguém que more na casa da congregação, o corpo seja levado para um velório. Em hipótese alguma o corpo deve ser levado para dentro da congregação. Não se deve colocar a Bíblia dentro do caixão do defunto. A palavra de Deus é para os vivos. Nem cobrir com o véu a cabeça da irmã morta. A Palavra de Deus manda que a mulher se cubra com o véu quando ora ou profetiza. E isto se refere aos vivos. Para irmãos ou irmãs que perecem afogados ou em outro acidente, podemos fazer funeral. Desde que não se trate de suicídio.

* 13 - CASAMENTOS - NOIVADOS

Os servos de Deus não devem orar em noivados, pois muitos noivados depois são desfeitos. Que os próprios familiares orem. Quanto a orar em casamentos, os servos devem estar bem acertados da parte de Deus. Têm surgido muitas coisas desagradáveis nesse assunto de casamentos, que implicaram na tomada de medidas enérgicas por parte dos servos. Portanto os servos devem ter muita prudência no aceitarem convites para orar em casamento. Os jovens entre o povo de Deus convém casarem pelo regime da comunhão de bens, embora não damos mandamento. A união matrimonial é símbolo da união entre Cristo e a Igreja. E Ele deu sua vida pela Igreja, prometendo-lhe herança eterna nos céus. Para viúvos é aconselhável o regime de separação de bens devido a problemas que envolvem os filhos e heranças. A separação de leito é procedimento contrário à Palavra de Deus. Casais que estão nessa situação devem ser aconselhados. A separação é admissível, com consentimento mútuo, por algum tempo para que ambos se apliquem a oração, juntando-se depois, a fim de que satanáz não os venha a tentar. 

* 14 - BÍBLIAS E HINÁRIOS

....- As Bíblias e hinários com defeito, serão substituídos. Não convém que nossos hinos sejam gravados para se negociar. Pela graça de Deus já foi substituída a melodia do hino 376.

* 15 - ORQUESTRAS E DIVERSOS

Foi deliberado não haver mais pregação da Palavra nos ensaios. ....

16 - CONSTRUÇÕES

.... - Quando a sala de oração for em propriedade particular e não comportar mais o número de irmandade, compete a esta contribuir para o aumento que se fizer necessário. Ficou deliberado instalarem-se pára-raios nas congregações. De acordo com a Palavra de Deus não devemos comprar coisa alguma que tenha pertencido a idolatria. Sejam materiais de construção, móveis, instrumentos, etc. (II Reis, 10: 26).

19 - COLETAS 

Não é função das irmãs receber coletas, nem de irmãos novos na fé. Os irmãos porteiros devem ser apresentados à irmandade, ao serem colocados, a fim de que sejam conhecidos. As coletas devem ser contadas em recinto seguro, por mais de duas pessoas.

20 - TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL 

Foi decretada uma lei isentando as igrejas de serem usadas para pleitos eleitorais. 

* 22 - VÉUS 

Foi deliberado que a congregação não venda mais véus.

24 - TRATAMENTO ENTRE OS SERVOS

Durante os santos serviços e reuniões todos os servos devem se tratar de “IRMÃOS” e não de “você”, ainda que sejam parentes ou amigos. Somos todos irmãos em Cristo.

= REUNIÕES GERAIS DE ENSINAMENTOS PARA DIÁCONOS - PAUTA DE ASSUNTOS - 1979

01 - ORDENAÇÃO DE DIÁCONO

........

b) É atribuída ao diácono a responsabilidade das coletas, sempre considerando e respeitando os irmãos que as recebem.

c) Os irmãos diáconos deverão estar presentes nas reuniões da mocidade em suas regiões.

d) As coletas da obra pia e viagens, serão administradas pelo irmão diácono, que movimentará conta bancária em nome da Congregação.

02 - REUNIÃO DE ATENDIMENTO

d) Onde não houver diácono presente, o irmão ancião ou cooperador deverá atender.

04 - COLETAS

c) .... - Não se deve colocar caixa para depósito no púlpito. 

d) Irmãs não poderão receber coletas, como também não devem ser colocados irmãos com pouco tempo de crente.

05 - ROUPAS E DIVERSOS

a) Em algumas localidades as roupas e outros artigos chegam a se estragar nas prateleiras. Por má distribuição ou atendimento, como também, por falta de asseio e ordem.

b) Há também saldo de dinheiro em caixa ou em banco faltando com o atendimento para os necessitados.


06 - QUARTOS PARA COSTURA

a) Por determinação de lei, não é permitida a instalação de quartos para costura no terreno da congregação. As costuras para atendimento da obra pia deverão ser feitas nas residências das irmãs de boa vontade.

b) Costureiras, o Senhor Deus é quem preparará para serem usadas nesta parte.

07 - IRMÃS PARA TRABALHAR NA OBRA PIA

a) Ao ser apresentada uma irmã para trabalhar na obra pia, primeiramente os servos (ancião, diácono, cooperador), deverão estar em comum acordo. E observarem os seguintes quesitos: tempo de crente, idade, saúde, se é livre para poder atender a obra, se cuida bem de seu lar, que o esposo seja crente e se tem o dom de Deus, como se encontra em Tito, cap. 2, versos 3,4,5. Após preencher estes quesitos, os irmãos anciães, diáconos e cooperadores assinarão a ficha para submeter a apreciação dos diáconos mais antigos, que encaminharão para orar na reunião ministerial.

b) Os servos que apresentarem irmãs para trabalhar na obra pia, deverão fazer no máximo sigilo, para que as mesmas não venham a tomar conhecimentos, pois si Deus não confirmar, as mesmas não ficarão abatidas. 

d).... - ....uma reunião após o culto, onde essa irmã será orientada sobre as suas atribuições na missão recebida e seu esposo também ficará esclarecido das obrigações e deveres que a esposa assumiu para com o ministério.

11 - COMPRAS PARA ATENDIMENTOS CONFIRMADOS

É de competência das irmãs da piedade fazerem as compras necessárias ao atendimento e também suas entregas. 

12 - LIBERDADE E IMPARCIALIDADE NO MINISTÉRIO

O diácono não deverá se prender por interesses ou amizades, ficando dominado ou sendo dominador, para, sem a interferência de anciães, cooperadores, administradores, etc., cumprir com a guia de Deus seu ministério com imparcialidade.

13 - CATÁSTROFES - CALAMIDADES

a) Em casos de catástrofes ou calamidades, a irmandade poderá ocupar as congregações.

b) As autoridades poderão requisitar as dependências da congregação para abrigar o povo.

.......

14 - CONFUSÃO NAS VISITAS

De diversas localidades chegaram reclamações de irmãs da obra da piedade, que se juntam com as irmãs da visita ou de profecias, ou expulsando, transtornando os ensinamentos e colocando os servos de Deus em má situação. As irmãs da obra pia deverão permanecer nos ensinamentos que receberam quando foram colocadas no ministério. 

16 - AUXILIAR NOS BATISMOS

Onde houver necessidade de auxiliar no batismo, não é exclusividade do diácono entrar junto n’água, mas deve-se respeitar os irmãos que já vinham fazendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário