sábado, 1 de fevereiro de 2014

topicos ensinamentos ccb 1972

= TÓPICOS - 37ª ASSEMBLÉIA DE 27 A 31 DE MARÇO DE 1972

05 - CÔNJUGE ENFERMO INCURÁVEL NÃO É RAZÃO PARA DESQUITE

A palavra de Deus é clara: Somente é permitido ao homem repudiar sua mulher (ou vice-versa) por motivo de infidelidade conjugal. Doença incurável, invalidez, incompatibilidade de gênio ou outro motivo que não seja o mencionado pela Palavra de Deus não é motivo para desquite. Devemos lançar sobre o Senhor nossa ansiedade e Ele cuidará de nós.

06 - CONVITES PARA REUNIÕES DA MOCIDADE

A fim de evitar que grupos de jovens de ambos os sexos viagem em caravanas de uma cidade para outra, é deliberado não se permitir mais o envio de cartas convidando a mocidade para essas reuniões.

07 - LOTERIA ESPORTIVA

Cabe aos servos de Deus, como atalaias, advertir ao povo de Deus a respeito da loteria esportiva, que é igual a qualquer outro tipo de jogo transformando-se em um vício. O que é ganho em jogo não é abençoado por Deus.

08 - CAÇA E PESCA

No tópico número 48 do resumo de ensinamentos de 1971, consta que “caçar e pescar não é proibido e nem pecado.” - ... - Os servos de Deus e a irmandade em geral não devem deixar as coisas de Deus para se dedicar a esses entretenimentos. Nas ocasiões de caçadas e pescarias apresentam-se oportunidades que levam os crentes a se entregarem a vícios de bebidas, etc.

A carne da caça torna-se pecado quando seu sangue não é derramado: É carne sufocada. A pesca, para uns, é uma profissão, um meio de vida, e não um entretenimento. Estes necessitam da pesca.

13 - ESCLARECER SOBRE JUGO DESIGUAL

Diz a palavra de Deus: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis.” Entretanto, para preservar o conceito no ministério, consideramos ser também jugo desigual o matrimônio de um servo idoso com uma irmã jovem, com muita diferença de idade. Porisso nós, servos de Deus, não nos devemos prevalecer de nossa autoridade no ministério, convencendo as irmãs jovens a aceitar nosso pedido de casamento, como se isso viesse da parte de Deus.

14 - IRMÃOS E IRMÃS DISTRIBUIREM AS FILAS NAS SANTAS-CEIAS

Ponderando-se, chegou-se à conclusão de que a distribuição e orientação das filas nas santas-ceias devem ser feitas somente por irmãos. Todavia, convém que os servos de Deus instruam a esses irmãos sobre a maneira de se comportar.

15 - CARTAS DE APRESENTAÇÃO

É deliberado que se dê carta de apresentação só em casos de mudança ou missão espiritual. Irmãos e irmãs em visitas não levarão carta de apresentação e terão liberdade, embora não sendo conhecidos, para chamar hinos orar ou testemunhar. O servo que preside deve estar atento par que nada de estranho se manifeste. Mas para exortar a palavra, só se dá liberdade a irmão que seja conhecido ou apresente carta.

17 - NÃO SUSPENDER CULTOS

Fomos ensinados pelo servo de Deus, irmão Francescon, que as casas de oração não podem ficar fechadas em dias de culto. Mesmo que haja batismo ou culto extra em outra congregação vizinha. Só se suspendem cultos por motivo de reformas ou construções.

19 - CABELUDOS NO MINISTÉRIO

.... - .... 

Ultimamente surgiu essa moda no mundo: homens com cabelos longos, como as mulheres; costeletas e bigodes exagerados. A Igreja de Cristo não deve acompanhar os costumes mundanos. O ensinamento é em geral, mas os que fazem parte do ministério na obra de Deus, inclusive o musical, necessitam obedecer a este ensinamento. De igual modo, não é permitido, pela palavra de Deus, o uso de trajes masculinos por mulheres. Sempre que Deus trouxer adiante ao servo, a irmandade deve ser doutrinada, deixando-se cada qual com sua responsabilidade perante Deus. Quanto a participar da santa-ceia, isso fica na consciência de cada um.

21 - PROFECIAS E ARREBATAMENTOS

Quanto a profecias, somos ensinados pela palavra de Deus a provar os espíritos, para saber se são de Deus.

Quanto a arrebatamentos, caso ocorrido em Curitiba, já houve circular no ano passado, expedida pelos servos de Deus, do Estado do Paraná e de São Paulo, para todo o Brasil. Por essa circular prestou-se esclarecimento a irmandade em geral.

28 - VIAGEM EM MISSÃO

Somente é considerada viagem em missão a que for confirmada pelo Senhor em oração em reunião do Ministério. Sejam viagens de anciães, diáconos, cooperadores, administradores ou mesmo irmãos e irmãs sem cargo na obra de Deus. Irmãos acompanhantes de servos que partem em missão não serão auxiliados em suas despesas.

Irmãos e irmãs que vão em missão a outras localidades, e sentirem em visitar desviados ou irmãos afastados da comunhão com a irmandade, tenham a devida prudência de se dirigir em primeiro lugar aos servos que atendem a localidade, expondo-lhes o motivo da visita e o que sentem de fazer.

29 - DESTINO DOS FRUTOS DAS COLETAS

Os frutos que Deus prepara para o atendimento das necessidades em sua obra não pertencem aos anciães, nem aos diáconos ou cooperadores e administradores. O dinheiro é de Deus. Deve ser aplicado inteiramente em Sua obra. Não é permitido, de forma alguma, aplica-lo para fins particulares ou empréstimos a quem quer que seja, mesmo que ofereçam juros elevados. O dinheiro das coletas, quando não precisar ser aplicado imediatamente, pode ser depositado em caixas econômicas ou Bancos sólidos.

32 - CIRCULARES PARA AS REUNIÕES GERAIS

Em vista do grande número de circulares que se extraviam, não as enviaremos mais. As datas para as reuniões gerais de ensinamentos que anualmente se realizam aqui na Capital de São Paulo, serão anunciadas, nos anos vindouros, com a ajuda de Deus, pelos Resumos de Ensinamentos. 

.......

Visto haver também, anualmente, reuniões regionais em Apucarana, Estado do Paraná e em Acopiara, Estado do Ceará, nas quais são apresentados os mesmos ensinamentos, não mais virão a São Paulo para as reuniões gerais os irmãos cooperadores destes Estados.

33 - AUXILIARES DE ENCARREGADOS REGIONAIS

Tendo em vista que os irmãos que eram chamados auxiliares dos encarregados regionais exercem o mesmo serviço que estes, deliberou-se, nesta reunião, passem os auxiliares a ser considerados também encarregados regionais de orquestra. Ora, somos ensinados que não há hierarquia entre nós, mas é respeitada a antiguidade no ministério.

Se em alguma localidade houver algum músico colocado ocasionalmente como ajudante ou auxiliar, sem haver sido orado, esse não passa a ser regional, pois foi posto provisoriamente para um auxílio momentâneo. Para colocar regionais novos é necessário apresentar a Deus em oração na reunião ministerial.

34 - ORIENTAÇÃO AOS IRMÃOS ANCIÃES SOBRE A MANEIRA DE OFI CIALIZAR MÚSICOS

......

O ancião chamará à frente os músicos aprovados e lhes apresentará os conselhos conforme o Espírito Santo guiar, para que esses novos servos de Deus saibam como se conduzir, dando em tudo um bom testemunho, não imitando os costumes mundanos, cumprindo com assiduidade e fidelidade o ministério, honrando a palavra de Deus, considerando que os hinos são sacros não devendo ser tocados de modo profano com passagens e floreados. Esses conselhos aplicam-se também às irmãs organistas, que deverão trajar-se como santas de Deus. Não se tolerarão saias curtas. As que não se conformarem com estes ensinamentos terão que deixar de tocar. Após tudo isso e mais o que Deus trouxer adiante, o irmão ancião convidará a todos a orar, e nessa oração oficializará os músicos. Quanto à apresentação de cada músico em sua congregação, o ancião ou cooperador o fará perante a irmandade no primeiro culto que houver. Para que a irmandade saiba que tais e tais músicos já foram oficializados.

36 - REUNIÕES GERAIS DE COOPERADORES DE CULTOS DE JOVENS E MENORES 

No tópico 24 do resumo de ensinamentos de 1971 consta claramente o modo de proceder no sentido de se realizarem essas reuniões. Os cooperadores de jovens e menores não tomem atitude alguma, nem apresentem o que aprenderam nessas reuniões regionais sem primeiro levar ao conhecimento do ancião ou cooperador local, para que estes se inteirem de tudo. Quanto às irmãs auxiliares, tem liberdade para exortar a palavra nas reuniões para jovens e menores. Desde o princípio o Senhor tem se usado delas. Deixemos o dom de Deus operar.

38 - AS DELIBERAÇÕES DAS REUNIÕES DEVEM SER RESPEITADAS E CUMPRIDAS

É dever de todos os servos respeitarem e cumprirem as deliberações tomadas nas reuniões. Porisso há necessidade de os servos freqüentarem as reuniões do ministério com a mesma responsabilidade com que atendem aos cultos.

40 - CADEIRAS NO PÚLPITO

Para que haja uniformidade em todas as congregações, deve haver sobre o púlpito a tribuna e duas cadeiras. A não ser que o púlpito seja demasiado pequeno.


41 - PALAVRAS PARA ENCERRAMENTO DO CULTO

Ao encerrar o santo serviço, basta o servo despedir a irmandade com a paz de Deus, e que a comunhão do Espírito Santo esteja com todos, junto aos conselhos da palavra. Enfim, com alguns termos que Deus der. MAS NÃO É NECESSÁRIO DIZER: “DEUS SEJA LOUVADO”.

= TÓPICOS APRESENTADOS EM PLENÁRIO PELOS IRMÃOS DIÁCONOS - ASSUNTOS RELATIVOS AO MINISTÉRIO DA PIEDADE - 1972

42 - CONSIDERAÇÕES GERAIS - PONTOS DE DOUTRINA

- A OBRA DA PIEDADE PODE AJUDAR A IRMÃOS DESOBEDIENTES, QUE ESTEJAM PASSANDO POR NECESSIDADES PELO CASTIGO DE DEUS?

Se o Senhor faz sentir que sim, pode-se ajudar. Ninguém terá o direito de criticar. A respeito deste ponto o saudoso irmão Francescon apresentou a doutrina, mencionando a “Parábola do Bom Samaritano” (Lucas, 10 - 25 a 37). A interpretação desta parábola no sentido de se auxiliar a quem Deus esteja castigando, é a seguinte: “O homem que descia pelo caminho que leva de Jerusalém a Jericó, estava deixando Jerusalém, cidade santa, e descia a Jericó, cidade de pecado (comparação simbólica, pois Jerusalém é figurativa da Cidade Celestial. Jericó, que fica embaixo, simboliza o mundo de pecado). Deus não permitiu que ele descesse até lá, pois em meio ao caminho fez com que caísse nas mãos de salteadores que quase o mataram. Mas Deus não o desamparou; preparou o bom samaritano que lhe lavou as feridas com vinho, untando-as com azeite. Agasalhou-o também na hospedaria, até que se recuperasse. Assim, este é o conselho aos diáconos e irmãs da piedade: Quando se apresentarem tais casos em vossas reuniões, deixai-os para o fim; na oração de encerramento, apresentai-os ao Senhor. Se Deus fizer sentir de atender, podeis atender sem receio algum. A obra de Deus é um mistério. Se Ele está provando o chefe de família, desobediente, pode ser que seja de Sua vontade que ajudemos a esposa, irmã temente, que ora dia e noite, rogando ao Senhor socorro para si e os filhinhos. 

- ADVERTÊNCIA DOUTRINAL - REVELADA POR DEUS AO IRMÃO FRANCESCON - MAIS ESPIRITUALIDADE - MAIS VIRTUDES

Esta advertência consta do resumo de ensinamentos de 1967. Todavia, como há muitos diáconos novos no ministério, repetimo-la, pois vê-se cada dia que passa, a necessidade de esses servos, tanto novos como antigos no ministério, revestirem-se de maior espiritualidade. E que as virtudes de Deus operem em cada um.

ESTA É A ADVERTÊNCIA:

“O AMOR A SI PRÓPRIO É UM ÍDOLO QUE ESTÁ NO CORAÇÃO DO HOMEM E QUE O IMPEDE DE AMAR A DEUS E A SEU PRÓXIMO. TRANSGREDINDO, ASSIM, OS DOIS PRIMEIROS GRANDES MANDAMENTOS QUE ABRAÇAM TODA A VONTADE DO ETERNO DEUS. OS QUE RECEBEM DONS ESPIRITUAIS SÃO PROVADOS POR ESSAS DIFERENTES FRAQUEZAS DA NATUREZA HUMANA. PRIMEIRO: O ORGULHO CAUSADO PELO PRÓPIRO POVO, QUE PÕE OS OLHOS SOBRE A PESSOA QUE TEM O DOM. E NESTE CASO, DEUS A REPROVA, POIS ELE REJEITA O HOMEM DE CORAÇÃO ORGULHOSO E DE OLHOS ALTIVOS. - SEGUNDO: SÃO TAMBÉM PROVADOS POR INVEJA E CRITICADOS; PERSEGUIDOS SEM CAUSA, E ESTA PROVA VEM PARA VER SE A PESSOA BUSCA A SUA PRÓPRIA RAZÃO OU VINGA-SE, SENDO NESTE CASO VENCIDA, PORQUE NÃO ESPEROU A RAZÃO PROMETIDA PELO SEU SENHOR. A QUEM PERTENCE A VINGANÇA. ESCRITO ESTA: “O ENTENDIMENTO DO HOMEM RETÉM A SUA IRA; E SUA GLÓRIA É PASSAR SOBRE A TRANGRESSÃO” - (PROVÉRBIOS 19:11). (V. Tópico 10 da Assembléia de 1989)

Em outra carta daquele servo, a nós remetida em outubro de 1962, vinha esta admoestação, como um aviso: 

“ESTAMOS ATRAVESSANDO DIAS DIFÍCEIS E O POVO TEM QUE VIGIAR. O INIMIGO TEM MUITAS ARMADILHAS, OFERECENDO VANTAGENS TERRENAS, COMO OFERECEU TAMBÉM AO SENHOR JESUS, QUE AS RECUSOU. VIGIEMOS PORTANTO, TENDO AS LÂMPADAS ACESAS COMO AS VIRGENS PRUDENTES.

Sabendo-se que o ministério da Piedade foi dado por Deus, cada diácono deve conservar-se em uma pura consciência, sem sofrer a interferência de quem quer que seja.

44 - IRMÃS PARA TRABALHAR NA OBRA DE PIEDADE

Ficou deliberado em reunião que, para colocar irmãs na obra de piedade, é necessário faze-lo com oração, de comum acordo, os diáconos com os anciães e cooperadores, em reunião ministerial. Após confirmação, é conveniente que as irmãs sejam orientadas a não testemunhar que Deus as colocou na obra da piedade. Nem devem ser apresentadas à irmandade.

45 - ORIENTAÇÃO ÀS IRMÃS PARA TRABALHAR NA OBRA DE PIEDADE QUANTO À SUA RESPONSABILIDADE

Após confirmada a colocação das irmãs para a obra de piedade, os diáconos as orientem quanto à maneira de trabalhar e quanto à responsabilidade que assumiram.

Doutrinemos, desde o início, essas irmãs: NÃO ABANDONEM O LAR E OS AFAZERES DOMÉSTICOS PARA FICAR ANDANDO DE UMA PARTE PARA OUTRA. ISSO TEM TRAZIDO PÉSSIMAS CONSEQUÊNCIAS, QUEIXAS E DESAGRADOS DE ESPOSOS E FILHOS BEM COMO, MURMURAÇÕES DE VIZINHOS E DA PRÓPRIA IRMANDADE. QUE NENHUMA IRMÃ DESMAZELE DE SEU LAR POR CAUSA DA OBRA PIA, POIS ISTO NÃO É DA VONTADE DE DEUS. ELE DÁ O TEMPO PARA TUDO. OUTRAS IRMÃS, SEM ORIENTAÇÃO, PENSAM QUE SUA FUNÇÃO É PROCURAR NECESSITADOS. E LOGO APRESENTAM MUITOS CANDIDATOS A SER AUXILIADOS. NÃO É ASSIM. QUEM APONTA OS VERDADEIRAMENTE NECESSITADOS É DEUS. OUTRAS IRMÃS, LOGO QUE COLOCADAS, COMEÇAM A SE ENVOLVER EM ASSUNTOS QUE DIZ RESPEITO A ANCIÃES E COOPERADORES. Há ainda outros pontos que Deus trará à frente dos diáconos para orientar às irmãs novas no cargo, evitando-se assim, que comecem a trabalhar de forma errada.

46 - ROUAS PARA A IRMANDADE NECESSITADA

Compete aos irmãos diáconos a distribuição de roupas para a irmandade necessitada. Tem havido casos de irmãos que, trazendo roupas para determinadas localidades, distribuem-nas, sem nada comunicar aos diáconos. Está errado, pois os diáconos é que sabem quais são os verdadeiramente necessitados. Devem fazer a entrega do que Deus preparou, aos diáconos, e estes, com a guia de Deus, farão a distribuição. 

Os irmãos cooperadores de localidades onde houver muita irmandade necessitando de roupas, ao virem para São Paulo por ocasião das reuniões gerais de ensinamentos, não venham com o propósitode pedir roupas. Procurem ouvir bem os conselhos, em comunhão com Deus. Ao voltar para suas congregações, o Senhor vestirá a irmandade com as vestimentas celestiais. Vestirá o homem interno com os conselhos e as virtudes. As demais coisas Deus acresentará. Busquemos primeiro o reino dos céus e sua justiça.

47 - NUNCA FAZER COLETA COM LISTA ESTIPULANDO A IMPORTÂNCIA, NEM INSTITUIR O CHAMADO “LIVRO DE OURO”

Nunca se façam tais tipos de coleta. Deixemos o Senhor mover Seu povo segundo Sua vontade. Nunca façamos o chamado “livro de ouro” para contribuições de coletas, pois é um sistema em que o que dá deve marcar o seu nome e a quantia que está ofertando. Esses sistemas são contrários aos ensinamentos da palavra de Deus. Esta nos recomenda a fazer a oferta anonimamente. Para que ninguém venha a ser exaltado nem humilhado.

48 - COOPERANTE PARA A MANUTENÇÃO DE CASA DE ORAÇÃO

A cooperante ou contribuinte, existe em cada congregação para fazer face às despesas de manutenção, reforma e outros gastos, assim como para compras de material de limpeza. É formada por fundos provenientes da irmandade. O dinheiro não deve jamais ser empregado para empréstimos nem para fins particulares. Nem os servos devem ter domínio sobre esse dinheiro. Pertence ao Senhor para uso em sua obra. A cooperante veio desafogar o caixa geral, pois cada localidade, cada bairro providencia o necessário para sua manutenção, limpeza e reformas.

54 - É NECESSÁRIO O DIÁCONO PREZAR SEU MINISTÉRIO, DANDO-LHE O DEVIDO VALOR - NADA JUSTIFICA O DESMAZELO PELAS COISAS DE DEUS

.....

Há diáconos que viajam no atendimento da obra, sem que Deus os mande. Outros se afastam de sua localidade em viagens a serviço material. Faltam aos cultos. Não dão o devido atendimento a irmandade nem ao ministério. Tais servos são admoestados. Ponham os interesses de seu ministério em primeiro lugar. Deus cuidará de tudo o mais. Há diáconos que não se interessam em comparecer às reuniões da Piedade. Estes não tomam contacto com as necessidades da irmandade. Estão em grave falta diante de Deus. Deixar em abandono os necessitados, desinteressar-se pelos atendimentos neste santo ministério, é ser servo mau e negligente. Que todos os irmãos diáconos tomem por testemunha sua consciência. Que esta nunca os acuse. Nem Deus os condenará.

57 - TÓPICOS DE ASSUNTOS PARA REUNIÕES REGIONAIS

Ao se marcar uma reunião regional com diversos diáconos, é prudente que todos analisem previamente cada assunto, com liberdade de externar o que sentem. Para que se evitem contradições no momento de o assunto ser apresentado. Assim, todos os irmãos e irmãs que participarem da reunião constatarão que os diáconos são de um mesmo parecer e de um só sentimento, vivendo em paz. Havendo necessidade de só corrigir alguma coisa que tenha sido dita na reunião, convém que o próprio diácono que cometeu o engano o corrija. E não outro.

59 - ENDOSSOS, ASSINATURAS DE AVAL, FIANÇAS, EMPRÉSTIMOS

.....

Quanto a empréstimos, temos esta advertência: JAMAIS SE DEVE USAR DINHEIRO DA OBRA DE DEUS PARA FAZER EMPRÉSTIMOS. Nem a irmãos nossos e nem a estranhos à fé. Há sempre irmãos que, julgando ser possível obter empréstimos com diáconos, procuram-nos. Esclarece-se a tais irmãos que o dinheiro é de Deus, para aplicação em Sua obra, segundo Seu santo querer.

60 - AUXILIAR DE DIÁCONO

Esse cargo não existe. O que há é irmãos que ajudam ao diácono, no recebimento das coletas na porta, ou quando na ausência do diácono em viagens. Auxiliam também em outros setores e em outros serviços. Esses irmãos que ajudam não são colocados por oração. São irmãos de confiança que ajudam ao diácono. Mas auxiliar de diácono, como já se disse em ensinamentos anteriores, não existe. Há localidades onde Deus ainda não levantou diácono. Há irmãos que atendem à obra de piedade em conjunto com as irmãs. Porém não substituem os diáconos.

61 - LOCALIDADE ONDE A OBRA DE DEUS AINDA É DIMINUTA - NÃO COLOCAR IRMÃS DA PIDADE

Em muitos lugares, a obra ainda é diminuta. Há pouca irmandade. Não é necessário colocar irmãs para a obra de piedade. O próprio povo chamado a esta graça se auxilia entre si, cobrindo as necessidades que surgirem. Como faziam no princípio desta obra. Depois é que foram instituídos os diáconos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário