sábado, 1 de fevereiro de 2014

topicos ensinamentos ccb 1989

= TÓPICOS - 54ª ASSEMBLÉIA DE 21 A 24 DE MARÇO DE 1989

01 - REUNIÕES EM OUTROS ESTADOS PARA REPETIÇÃO DE ASSUNTOS DA ASSEMBLÉIA ANUAL EM SÃO PAULO

As reuniões em outros Estados deverão ser presididas pelos Anciães mais antigos no Ministério que presidem as reuniões gerais anuais em São Paulo e outros servos. Nelas deverão ser expostos os mesmos ensinamentos que forem apresentados na reunião geral em São Paulo. Conserva-se assim, a unidade de Espírito e o fundamento da fé e doutrina.

05 - PREGAÇÕES CONTRA SEITAS - PREGAÇÕES AMEAÇANDO COM MORTE

Nunca devemos pregar contra seita alguma, nem contra qualquer crença religiosa, nem mencionar seus nomes nas congregações. 

Há pregadores que avisam que alguns que estão ouvindo aquela Palavra morrerão em breve, afligindo a irmandade. Devemos pregar a Cristo, que é Paz e Vida.

A Palavra de Deus nos ensina a orar pelas autoridades constituídas (Romanos 13: 1/7).

07 - SANTAS CEIAS: ORAR PELO PÃO E PELO CÁLICE A QUEM COMPETE ATENDER UNÇÃO PARA ENFERMOS - ATENDIMENTO

..... - Aos servos da localidade é que compete ungir e não aos de outras localidades que estiverem presentes. Devemos também indagar se a pessoa está em paz com todos. É quando surge a oportunidade de a pessoa confessar as suas faltas e o Senhor a perdoará. Se a pessoa oculta o seu mal, isso fica por sua conta.

Quando somos chamados para fazer a unção, devemos ir. Devemos também ungir quando Deus nos faz sentir, embora não a pedido do enfermo.

Cooperadores de Jovens e Menores não devem ungir.

Não ungimos endemoninhados - Só oramos, se Deus nos fizer sentir.

08 - VENDER SANGUE E ÓRGÃO DO CORPO HUMANO - LIBERDADE PARA ENTRAR EM HOSPITAIS - IDENTIFICAÇÃO

Pela nova Constituição brasileira é proibido vender sangue e órgão do corpo humano. Só são permitidas doações.

..... - Convém que cada servo tenha um exemplar da Constituição.

09 - ASSUNTOS DA OBRA DE DEUS PARA OS QUAIS SE DEVE ORAR E ESPERAR REVELAÇÃO DA RESPOSTA

Em reuniões somente de Anciães oramos para a apresentação de novos Anciães e Diáconos.

Em reunião conjunta de Anciães e Diáconos ora-se para novos Cooperadores, Cooperadores de Jovens e Menores, irmãs para a Obra da Piedade, Encarregados Regionais e locais de Orquestras, irmãs examinadoras, Administradores, Conselho Fiscal e procuradores.

Em reunião geral com Anciães, Diáconos, Cooperadores e Administradores ora-se para comodatários, batismos, santas ceias, reuniões para a mocidade, reuniões para jovens e menores, viagens em missão, alteração de dias e horários de cultos, compra e venda de imóveis. 

Não oramos para colocar auxiliares de jovens e menores, auxiliares de administrações das portarias, e não oramos para porteiros Os servos do local apenas fazem uma oração para que Deus os abençoe.

10 - PONTO DOUTRINAL: PRECAUÇÕES AOS SERVOS PARA NÃO SEREM IDOLATRADOS

Dentre as muitas revelações que Deus deu a seu servo, irmão Ancião Louis Francescon, transcrevemos a seguinte, que encerra profundo ensinamento doutrinal:

“O AMOR A SI PRÓPRIO É UM ÍDOLO QUE ESTÁ NO CORAÇÃO DO HOMEM E QUE O IMPEDE DE AMAR A DEUS E A SEU PRÓXIMO. TRANSGREDINDO, ASSIM, OS DOIS PRIMEIROS GRANDES MANDAMENTOS QUE ABRAÇAM TODA A VONTADE DO ETERNO DEUS. OS QUE RECEBEM DONS ESPIRITUAIS SÃO PROVADOS POR ESSAS DIFERENTES FRAQUEZAS DA NATUREZA HUMANA. PRIMEIRO: O ORGULHO CAUSADO PELO PRÓPRIO POVO, QUE PÕE OS OLHOS SOBRE A PESSOA QUE TEM O DOM. E NESTE CASO, DEUS A REPROVA, POIS ELE REJEITA O HOMEM DE CORAÇÃO ORGULHOSO E DE OLHOS ALTIVOS. - SEGUNDO: SÃO TAMBÉM PROVADOS POR INVEJA E CRITICADOS; PERSEGUIDOS SEM CAUSA, E ESTA PROVA VEM PARA VER SE A PESSOA BUSCA A SUA PRÓPRIA RAZÃO OU VINGA-SE, SENDO NESTE CASO VENCIDA, PORQUE NÃO ESPEROU A RAZÃO PROMETIDA PELO SEU SENHOR. A QUEM PERTENCE A VINGANÇA. ESCRITO ESTA: “O ENTENDIMENTO DO HOMEM RETÉM A SUA IRA; E SUA GLÓRIA É PASSAR SOBRE A TRANSGRESSÃO” - (PROVÉRBIOS 19:11).

11 - ARTIGOS DE FÉ E PONTOS DE DOUTRINA: LER ANTES DO BATISMO - BATISMOS EXTRAS PARA ENFERMOS - LISTAS DE BATISMOS

O ítem 9º dos artigos de fé e pontos de doutrina que menciona sobre a proibição, pela Palavra de Deus, de comer sangue, carne sufocada, cousas sacrificadas aos ídolos e a fornicação, deve ser lido antes do serviço das águas nos batismos, logo após terminada a pregação da Palavra, na mesma oportunidade em que se fala sobre amasiados, menores de doze anos, etc....

12 - ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA - MOVIMENTO ESPIRITUAL E MATERIAL... 

Sendo a Congregação Cristã no Brasil uma comunidade civil-religiosa composta de número limitado de membros, é obrigatório, por lei, que seja realizada, anualmente, a Assembléia Geral Ordinária, para a prestação de contas aos membros da entidade sobre o movimento espiritual e material do exercício imediatamente anterior (do ano findo). É uma das disposições do nosso Estatuto. A irmandade tem o direito de acompanhar o movimento espiritual e financeiro da Congregação.
Procedendo criteriosamente desta forma, estamos também dando cumprimento ao que determinou o saudoso irmão Ancião Louis Francescon, ao princípio desta Obra, quando disse: “Temos que dar prestação de contas à irmandade sobre o movimento espiritual e material da Obra de Deus, com amor e temor”, isto é, de maneira respeitosa e compenetrada.

Advertimos aos Administradores que, ao outorgarem procurações, façam-nos com prazo determinado, nunca fornecendo procuração com prazo indeterminado. 

13 - CASAMENTO NO EXTERIOR 

O casamento no exterior é aceito pela Congregação, para quem requereu a separação judicial devido à infidelidade do cônjuge, e precisa contrair novas núpcias, a curto prazo. Em tais casos, recomendamos à parte prejudicada que se dirija ao Ministério da Congregação para as respectivas considerações quanto à sua situação.

O casamento no exterior tem validade no Brasil. A Lei 6015, de 31-12-73 torna autêntico o casamento, desde que sejam observadas as regulamentações consulares.

Quem une o casal não é o Brasil e nem a outra nação. Mas é a lei de um país, pois está escrito: “A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive. (I Cor., 7, 39).

Portanto, para tais situações, o casamento no exterior não só está dentro da legalidade, como traz solução para evitar que irmãos e irmãs venham a cair no pecado, perdendo a alma. 


- TÓPICOS PARA AS REUNIÕES DOS IRMÃOS DIÁCONOS - 1989

REUNIÕES DE ATENDIMENTOS

....- Em cada caso apresentado busca-se de Deus a resposta se é de Sua Santa Vontade atender. Primeiramente cabe aos irmãos Diáconos manifestarem o que sentiram; em seguida os demais irmãos de ministério e irmãs da Obra da Piedade. Na mesma comunhão, após o caso ser confirmado por Deus, busca-se a revelação da importância. A resposta da importância não deverá ser confirmada por um único irmão..... - Todos os presentes na reunião devem assinar o Livro de Atas.

CASOS NOVOS

....- Não é correto quando Deus não responde um atendimento, algum irmão ou irmã de ministério ir particularmente faze-lo. .....

DIÁCONOS QUE SE ACOMODAM

Os irmãos diáconos não devem se acomodar, deixando tudo a cargo das irmãs da Piedade. Nas deliberações em Reuniões de Atendimento, não devem deixar somente as irmãs manifestarem, deixando-as fazer o que desejam. Os irmãos diáconos não devem se omitir da responsabilidade de seu ministério, inclusive alguns até abandonando a Congregação que atendem.

COMPRAS PARA ATENDIMENTO DAS REUNIÕES REGIONAIS

Os irmãos diáconos são os responsáveis pela administração do funcionamento das cozinhas, devendo providenciar um irmão responsável para fazer as compras. Toda e qualquer retirada de importâncias do caixa, deve ser mediante vale-caixa assinado. Todas as compras devem ter os seus devidos comprovantes; sempre que possível, com nota fiscal.

APLICAÇÃO DAS IMPORTÂNCIAS DA PIEDADE

Os irmãos diáconos devem principalmente preocuparem-se no atendimento dos necessitados e compras necessárias para o estoque. Havendo saldo disponível deve-se analisar o melhor sistema de aplicações, sempre a curto prazo, não devendo fazer aplicações a longo prazo. Não deve deixar as importâncias aplicadas em detrimento do atendimento aos necessitados. .........

- CIRCULAR - ESCLARECIMENTO - 06/12/1989

...

Os membros da Congregação, nos cultos, são constantemente exortados a orar pelas autoridades, constituídas, a fim de que, os que estão em eminência, recebam luz, sabedoria, discernimento e prudência para bem governar a nação.

Os anciães, os cooperadores do oficio ministerial e os diáconos, que constituem o ministério espiritual da Congregação Cristã no Brasil, são unânimes ente si na decisão de jamais incentivar a irmandade a apoiar este ou aquele candidato, uma vez que aquele que deverá ocupar o cargo eletivo já está, para isso, predestinado por Deus.

São Paulo, 06 de dezembro de 1989 - O Ministério Espiritual e a Administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário