= TÓPICOS - 53ª ASSEMBLÉIA DE 29 A 31 DE MARÇO DE 1988
01 - PALAVRAS DO BATISMO
Temos esclarecimento doutrinal a respeito e nada deverá ser alterado. Anciães procurem reter e pronunciar as palavras corretas, que são as seguintes:
“Irmão (ou irmã): Em nome de Jesus Cristo te batizo. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!” - (Atos 2:38 e S. Mateus, 28:19).
05 - ESCLARECIMENTOS QUANTO AO SENTIDO DAS EXPRESSÕES: FORNICAÇÃO - PROSTITUIÇÃO - ADULTÉRIO.
O ato do pecado é o mesmo. Mas se é cometido por solteiros, chama-se fornicação. Se o pecado é com diversas pessoas, passa a ser prostituição. Se é cometido por casados, denomina-se adultério. Quem adulterou não se chama adultério; chama-se adúltero. Muitos se enganam ao pronunciar essa palavra. Convém corrigir para evitar falar errado.
06 - ATENDIMENTOS EM OUTRAS REGIÕES
Os irmãos Anciães que tem atendido batismos, santas ceias e outros serviços divinos em regiões onde já há anciães, devem deixar que os mesmos atendam, salvo se estes temporariamente, por motivos de enfermidade ou serviço material, não puderem atender.
07 - EXORTAÇÕES NO CULTO A RESPEITO DE DOUTRINA - DEIXAR A CARGO DO ANCIÃO - COOPERADORES NÃO DELIBERAREM OU TOMAREM MEDIDAS SEM COMUNICAR AOS ANCIÃES.
Convém que o Cooperador deixe os esclarecimentos sobre doutrina a cargo do irmão Ancião. Cooperadores nunca deliberem nem tomem medidas sem antes levar ao conhecimento dos irmãos Anciães.
09 - PREGAÇÕES FORA DE DOUTRINA
Têm-se ouvido pregações fora de doutrina. Quem assim fizer terá que desfazer, perante a irmandade, o que pregou errado.
10 - VISITAS A ENFERMOS - PRUDÊNCIA
Visitas a enfermos nunca devem ser prolongadas. Visitas devem ser rápidas. Oração não deve ser prolongada nem em voz muito alta (principalmente em hospital). Em residências, se Deus der de ler um passo de Palavra ou cantar um hino, conforme o estado do enfermo, tudo deve ser feito com entendimento e com a guia do Espírito Santo. - Grupos de visitas não abram a oração em nome do Senhor Jesus - Oração não se abre.
14 - ORAÇÕES EM FUNERAIS - HINO PEDIDO POR AQUELE QUE O SENHOR RECOLHEU
Orações em funerais não devem ser prolongadas. Temos que orar pelo Espírito. Mas também orar com entendimento. Em funerais há sempre estranhos à nossa fé. Estes se impacientam ao notar que o serviço se prolonga. - pregações em funerais também não devem ser prolongadas – Quanto a algum hino deixado por aquele que o Senhor recolheu, podemos cantar. Não se diz: “Abrimos este culto de funeral” - Deve-se dizer: “Abrimos este serviço de funeral”. Funeral não é culto.
17 - REUNIÕES PARA A MOCIDADE - NÃO PROLONGAR O TEMPO - GRAVIDADE
.... - Há servos que pregam assuntos inconvenientes - Deverão ser aconselhados quanto a isso e quanto ao prolongamento do horário.
20 - BÍBLIAS
A irmandade deve comprar bíblias nas nossas congregações, visto serem traduzidas por João Ferreira de Almeida, edição revisada e corrigida.
A Congregação não adotou a edição atualizada.
22 - A CONGREGAÇÃO NÃO É PENTECOSTAL - A CONGREGAÇÃO NÃO SE ORIGINOU DE DISSIDENTES DA ASSEMBLÉIA DE DEUS - A ASSEMBLÉIA DE DEUS NÃO SURGIU DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL
As entidades que analisam o movimento evangélico em nosso País costumam nos classificar entre as igrejas pentecostais, devido ao fato de estes também crerem na manifestação do Espírito Santo com evidências de novas línguas. Não somos pentecostais, nem temos afinidades com quaisquer outros ramos evangélicos.
Deus derramou a Promessa do Espírito Santo sobre os discípulos, em Jerusalém, no dia de Pentecostes. Este era um dia de festa nacional dos judeus, motivo pelo qual judeus de todas as partes da terra se achavam reunidos em Jerusalém. A lei de Moisés determinava essa festa anual. - Entretanto, a efusão do Espírito Santo nada tem a ver, doutrinalmente, com a festa de Pentecostes. Portanto, nós nada temos com o pentecostalismo.
Um dos jornais da Capital de São Paulo publicou artigo no qual menciona que a Congregação se originou de dissidentes da seita Assembléia de Deus. Não é verdade e se faz necessário contestar isso publicamente. Também não é verdade que a Assembléia de Deus tenha se originado de pessoas que se afastaram da Congregação.
24 - CONSELHO FISCAL: DEVE TER AMPLO ACESSO AOS DOCUMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO, PARA PODER EXAMINÁ-LOS
O Conselho Fiscal foi constituído para examinar criteriosamente cada documento de despesas da Administração, bem como, outros documentos referentes à mesma área administrativa. Portanto, deve haver amplo acesso para o Conselho Fiscal a essa documentação.
O Conselho Fiscal, vistoriando mensalmente os documentos, ao chegar ao término do ano a tarefa estará concluída, bastando unicamente emitir e assinar o parecer para aprovação das contas do balanço.
25 - TEMPO DE MINISTÉRIO E DOM DE DEUS
O que impera na bendita Obra de Deus é o dom, e não o tempo de ministério. O tempo é respeitado quanto à antiguidade ministerial. Mas o que opera é o dom de Deus. Paulo era mais novo no apostolado do que Pedro e Tiago - Mas o que Deus quis dar a Paulo não deu a nenhum dos demais apóstolos.
No ministério, cada ordenação é distinta: Há a imposição de mãos para a ordenação de Diácono - E há a imposição de mãos para a ordenação de Ancião. Cada ordenação é independente da outra. Não há continuidade de tempo de uma função para outra.
27 - JONAS PEREIRA DE OLIVEIRA - MONTES CLAROS-MG - RELEMBRAR O PLENÁRIO SOBRE SUA EXCLUSÃO DE NOSSO MEIO E SOBRE A CIRCULAR A RESPEITO DE SUAS CARTAS
Este elemento continua a emitir cartas tipo circular para as congregações em todo o Brasil, maldizendo do Ministério. Não é mais nosso irmão - Foi excluído de membro da Congregação Cristã no Brasil - Nenhuma atenção deverá ser dada às suas cartas.
28 - FOGOS DE ARTIFICIO - MANIFESTAÇÃO CARNAL
Fogos de artifício são expressão mundana para manifestações carnais de alegria - Não devemos usar isso para externar contentamento, seja qual for a ocasião.
30 - CEIA DE NATAL - É IDOLATRIA - NÃO PODEMOS PARTICIPAR DISSO
A ceia, assim como as festividades de Natal, são de natureza idólatra. Temos que nos abster dessas comemorações.
32 - EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS DE 1º E 2º GRAUS - ...
Nunca devemos proibir filhos de nossos irmãos de tomar parte nas aulas de educação física - É matéria obrigatória e eliminatória quanto à freqüência.
... - Nessas aulas, tanto alunos assim como alunas, devem usar calças apropriadas. Nossas irmãs podem ir com seus vestidos femininos (saías) às escolas, usar o uniforme apropriado na aula de educação física e, terminada essa aula, tornam a vestir-se com seus vestidos.
33 - PREGAÇÃO DA PALAVRA
Não convém o servo que preside incentivar a irmandade a clamar pedindo a revelação da Palavra para o servo que vai pregar, levantando rumor e intranquilidade a todos - Tal comportamento é uma novidade na Obra de Deus - Não aprendemos isto ao princípio.
Não compete à irmandade estar clamando em voz alta para a revelação da Palavra, mas no coração, em silêncio - Compete ao próprio servo rogar a Deus que lhe aponte a Palavra - O que preside deve aguardar, em silêncio.
- TÓPICOS PARA A REUNIÃO GERAL DOS IRMÃOS DIÁCONOS - 1988
02 - IRMÃS PARA TRABALHAR NA OBRA DA PIEDADE
Não deve ser apresentada irmã para trabalhar na Obra da Piedade, quando o esposo não é nosso irmão, quando é desquitada ou divorciada, quando é muito idosa ou sem condições físicas, quando tem muitos filhos e ninguém que tome conta, quando não tem bom testemunho ou quando é nova na idade ou neófita na fé.
04 - ATRIBUIÇÃO DAS IRMÃS QUE TRABALHAM NA OBRA DA PIEDADE
As irmãs que trabalham na Obra da Piedade devem ser aconselhadas a permanecerem no atendimento do ministério na localidade em que foram colocadas, não fazerem atendimentos em outras localidades e nem se envolverem em outros ministérios. Também não devem tomar parte em grupo de visitas.
07 - DELIBERAÇÕES DAS REUNIÕES MINISTERIAIS
Todas as deliberações ministeriais devem ser respeitadas e cumpridas.
08 - CARTA DE APRESENTAÇÃO
Na carta de apresentação não deverá ser mencionado se a família é necessitada ou se é atendida pela Obra da Piedade. Também não deverá ser mencionado se a irmã trabalha na Obra da Piedade.
09 - EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO E DESCONTO DE CHEQUES
Os irmãos diáconos e outros irmãos responsáveis pelo atendimento da Obra da Piedade, assim como também os irmãos recebedores de coletas, não podem emprestar dinheiro e nem descontar cheques para a irmandade (mesmo que seja de ministério), conforme determina o parágrafo 4° do artigo 19° (alínea B - C - D do artigo 26°) do estatuto.
10 - EMPRÉSTIMO DE IMPORTÂNCIAS DOS CAIXAS DA OBRA DA PIEDADE E/OU VIAGENS MISSIONÁRIAS À ADMINISTRAÇÃO
Em algumas localidades as administrações nas reuniões ministeriais solicitaram empréstimos aos caixas da Obra da Piedade e Viagens Missionárias a fim de saldarem compromissos imprevistos nas construções. Os empréstimos foram feitos com o compromisso da devolução ser em breve tempo, mas algumas administrações fizeram a devolução muito tempo após, e as importâncias devolvidas não representavam aquelas que foram emprestadas, devido a desvalorização da moeda. Como atualmente a situação do país mudou muito, motivando muitas necessidades em famílias, deve-se evitar fazer tais empréstimos, a fim dos caixas terem o disponível para os atendimentos, muitas vezes inesperados.
11 - COLETAS
Conforme ensinamento, os irmãos recebedores de coletas devem ser orientados à não desvirtuarem os frutos que recebem, mas devem respeitar naquilo que a irmandade contribuiu.
Nas localidades onde as coletas são depositadas em banco, não deve-se reter os frutos, mas fazer os depósitos no tempo mais breve possível.
Os irmãos administradores também devem ser orientados à tão logo sejam encerradas as coletas, remeterem as importâncias para o destino que as coletas foram feitas.
13 - ROUPAS
Devem ser formadas salas de costura para confecções de roupas para atendimento da Obra da Piedade.
14 - DIÁCONOS PARADOS TEMPORARIAMENTE
Diáconos parados temporariamente por algum motivo, embora as vezes com liberdade para assistir reuniões, todavia não podem intervir e nem tomar compromissos na Obra da Piedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário